Sempre que o Campeonato Brasileiro começa, as expectativas de sucesso são depositadas sobre um grupo de 10 ou 12 clubes, os quais são tidos como os maiores do país. Mas mesmo estes, depois de temporadas vencedoras, podem sofrer uma queda brusca. Sendo assim, confira alguns dos times vitoriosos que se aventuraram na Série B nos últimos anos. 

O futebol, assim como a história, costuma viver de ciclos. Equipes que vão muito bem em um, dois ou três anos a nível nacional e internacional, tempos depois, podem estar brigando na parte debaixo da tabela. Os motivos para que essa transição, já vivenciada por tantos clubes, aconteça, no entanto, são diversos.

Ainda assim, existem alguns exemplos que de times que foram de campeões à rebaixados em pouquíssimo tempo que, de certa forma, chocaram o cenário nacional. Afinal de contas, espera-se de um time que está brigando para não cair há quatro anos que, uma hora, ele cai. Mas quando isso acontece com um recém campeão? 

Dito isso, confira quais são os times vitoriosos que se aventuraram na Série B:

Cruzeiro

Os anos 2000 e 2010 foram muito, mas muito bons mesmo para o Cruzeiro. Na primeira década em questão, a equipe conquistou diversos títulos como, por exemplo, Copa do Brasil (duas vezes), Campeonato Brasileiro e diversos estaduais. No entanto, a partir de 2010 o Cruzeiro viveu uma fase ainda melhor, emendando uma longa sequência de títulos.

Em 2013 e 2014, a Raposa conquistou o bicampeonato do Brasileirão, com um time simplesmente histórico encabeçado por Montillo, o craque argentino. Nos anos seguintes, conseguiu manter o alto nível, estando sempre na briga pelo nacional. Já em 2017 e 2018, o clube conquista o bi da Copa do Brasil, e mostra que é um dos mais vitoriosos da década.

No entanto, desde então, o Cruzeiro foi ladeira abaixo em um tempo quase que recorde. Se em 2018 o time foi campeão da Copa do Brasil jogando bem e encantando, em 2019 ele sofreu o primeiro rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro de toda a sua história – e ainda não se recuperou totalmente.

Os principais motivos para o rebaixamento do Cruzeiro têm a ver com a corrupção interna no clube, junto à má administração da diretoria. Aos poucos, a Raposa se tornou uma equipe quebrada que mal conseguia se manter. O clube voltou a crescer, ainda que na Série B do Brasileirão, após ter sido comprado por Ronaldo Fenômeno.

Palmeiras

É inegável que o Palmeiras é um dos principais clubes de futebol do Brasil. Nos últimos anos, sob o comando do técnico português Abel Ferreira, o Verdão instaurou uma verdadeira dinastia na disputa de grandes campeonatos, principalmente com relação a Copa Libertadores da América.

No entanto, se o clube está aqui na lista de times vitoriosos que se aventuraram na Série B, é porque alguma coisa ele fez de errado – nesse caso, em duas oportunidades. A década de 1990 foi magistral para o Verdão que ganhou o Campeonato Brasileiro em 1993 e 1994, Copa do Brasil e Copa Mercosul em 1998 e Copa Libertadores em 1999. 

No entanto, um ano depois de ter conquistado a América, o Palmeiras foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O motivo? O principal patrocinador do clube, que há anos vinha permitindo altos investimentos e grandes contratações, a Parmalat, deixou de patrocinar – instaurando uma crise econômica que quebrou financeiramente o clube praticamente de um dia para o outro.

Uma situação semelhante aconteceu na década seguinte. Em 2012, depois de alguns anos batendo na trave e com dificuldades no Brasileirão, o Palmeiras se superou novamente e levantou a taça da Copa do Brasil – a segunda da sua história na época. No entanto, novamente, as dívidas financeiras começaram a pesar muito, incomodavam o elenco e, por fim, no Campeonato Brasileiro daquele ano, o Verdão foi rebaixado.

Grêmio

Um dos exemplos mais recentes de times vitoriosos que se aventuraram na Série B, e que foram de campeões à rebaixados, é o Grêmio. O Tricolor Gaúcho brilhou muito na década de 1970, 1980 e 1990 a nível nacional e internacional. Depois, passou alguns anos com algumas dificuldades, mas nunca perto de cair de divisão.

Na segunda metade dos anos 2010, no entanto, o Grêmio retomou o futebol que tinha encantado o país décadas antes. Vinha jogando bem e chegando longe em diversos campeonatos. A gota d’água, no sentido positivo, foi justamente a conquista da Taça Libertadores da América de 2017.

Jogando bem, com craques recém revelados e muito jovens, o Grêmio conquistou a América mais uma vez. No entanto, dali para frente, também iniciou uma queda de rendimento bastante considerável. O cúmulo foi, justamente, o rebaixamento para a Série B em 2021.

Diferente de Palmeiras e Cruzeiro, que sofreram com questões econômicas, o Grêmio acabou sendo rebaixado em 2021 por uma série de erros que, se não tivessem ocorrido quase de maneira conjunta, não teriam resultado nisso. A soberba de Renato Gaúcho dentro do clube, os aspectos da pandemia da Covid-19, tudo isso fez com que o Imortal fosse se aventurar mais uma vez na B do nacional.