O Observatório da Agência de Turismo do Estado de Goiás divulgou o 14º boletim “Panorama da Retomada do Turismo”, com um estudo sobre o setor de Cultura e Lazer no Estado, visando demonstrar a importância do segmento para a economia. Em entrevista à Sagres, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que coordena ações para a recuperação, destacou que tem orientado os empresários a focarem nas medidas de contenção ao coronavírus.

Leia também: Goiânia oferece teste gratuito para a Covid nesta quinta-feira (22)

“Segurança sanitária, para mim, veio para ficar. Eu falo para os empresários: ‘trabalhem no turismo nos próximos anos com absoluta responsabilidade sanitária, isso não volta, isso tem que ser uma tendência, no Japão é assim, sempre foi'”, afirmou o presidente, que ainda lamentou a associação, ao turismo, de festas clandestinas. “Turismo dá para fazer com muita responsabilidade, controle e contribuição da sociedade no que tange à contaminação da pandemia”.

Ouça a entrevista completa:

Desde o início da crise causada pela Covid-19, o setor de turismo e eventos se junta ao cultural, entre os mais afetados pela disseminação do vírus.

“O grande baque, eu diria, foi no intervalo da abertura e dos fechamentos. Como turismo é uma atividade essencialmente econômica e social, obviamente, devido à geração de emprego, as empresas não estavam suportando fechar e abrir, fechar e abrir. […] O cenário agora é de mais otimismo. As reaberturas sinalizam que não haverá mais fechamento e a gente tem um pouco mais de tranquilidade para ajudar o setor”.

A manutenção do emprego no turismo foi “muito oscilante”, segundo Fabrício. Durante o mês de dezembro, diante das festas de natal e ano novo, uma série de contratações foi realizada, mas de maneira temporária. A maioria das vagas de trabalho no setor são geradas em bares e restaurantes. Por esse motivo, o presidente demonstrou preocupação com o turismo feito para a realização de eventos.

“Como o setor de eventos, que envolve os culturais, corporativos e outros tipos de eventos, vai se comportar? É uma grande preocupação. Qual o comportamento do consumidor, turista, daqui pra frente? Ele se interessa por grandes eventos? Teletrabalho corporativo é uma realidade, será que as empresas vão mandar as pessoas? Goiânia vive de grandes eventos, sobretudo saúde, moda e o próprio lazer”.

Hoje, a Goiás Turismo tem um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para atender empresários e passar novos conceitos para o pós-pandemia, como marketing digital, por exemplo. Além disso, há a intenção de trazer duas marinas para a região do Lago Corumbá, com objetivo de atrair investimentos. Segundo o presidente, são ações para os 79 municípios turísticos do Estado – conforme mapa do Ministério do Turismo -, mas também para criar condições de regiões próximas das cidades se recuperarem.

“Vamos lançar um convênio agora nos próximos 15 dias. Um edital que vai atingir mais ou menos 25 municípios que poderão apresentar projetos, que serão financiados pelo Governo através da Goiás Turismo. Estamos aguardando bons projetos”.