O Procon Goiânia encontrou variação de mais de 112% em preços de brinquedos na capital. A pesquisa foi feita entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, em seis lojas do setor na cidade.

De acordo com o superintendente do órgão, Fernando Valadares, o consumidor precisa ter atenção. Um mesmo brinquedo pode custar mais que o dobro do preço se comparados os estabelecimentos que vendem o produto.

“Verificamos o Ultimate Spider Man de controle remoto com o preço mínimo de R$ 79,99 e máximo de R$ 169,99, uma variação foi de 112,51%. Por isso, pesquisar é a maior aliada para a economia”, exemplifica.

A ação de fiscalizar lojas de brinquedos na capital tem como objetivo de averiguar se os estabelecimento estão cumprindo com a legislação e resguardar o consumidor para realizar as compras sem grandes problemas.

Confira algumas que podem ajudar na hora de escolher o presente:

– Exija a nota fiscal;

– Compare preços de lojas físicas e virtuais;

– Evite levar as crianças junto para escolher o presente;

Considere os custos adicionais que o produto possa estar associado;

– Cuidado ao adquirir produtos sem garantia;

– Pense bem antes de parcelar a compra do presente; evite endividamentos;

– No caso de brinquedos, verifique se contém o selo do InMetro;

– Observe o prazo de validade deve ser observado;

– A troca do presente só é obrigatória quando há defeito ou nos casos em que a compra é realizada via internet ou catálogo. Neste último caso, o consumidor tem um prazo previsto no Código de Defesa do Consumidor de sete dias para devolução do produto, independente do motivo sem qualquer custo ou retenção de valor.

Confira a tabela divulgada pelo Proncon Goiânia:

tabelacriancas