Campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo precisava de uma vitória sobre o Fluminense na última quarta-feira (8), na final da Taça Rio, para ficar com o título estadual. Porém a derrota nos pênaltis acabou forçando a realização de mais duas partidas com o Tricolor das Laranjeiras para definir quem ficará com o troféu.
O primeiro jogo acontece neste domingo (12), no Maracanã, com mando de campo do Fluminense. O segundo será na próxima quarta-feira (15) e terá o rubro-negro como mandante, possibilitando inclusive a negociação com o SBT para a transmissão da grande final.
Além do técnico Jorge Jesus que queria ter decidido o título na última semana para poder dar alguns dias de folga ao elenco antes do Brasileirão e dos flamenguistas que lamentaram a derrota no FLA-FLU, o Atlético Goianiense também lamentou a necessidade dessas duas partidas finais.
Tudo porque a diretoria atleticana negociava com o rubro-negro carioca a realização de um amistoso entre as duas equipes antes do dia 9 de agosto, data marcada para o início do Campeonato Brasileiro da Série A. A informação é do repórter Rafael Bessa. Mas como o Flamengo ainda busca dar alguns dias de folga para os jogadores antes do torneio nacional, o amistoso acabou ficando inviável.
Esta não seria a primeira vez que as equipes se enfrentariam em partida amistosa. Em 2018, Atlético e Flamengo se enfrentaram no Estádio Olímpico como parte da comemoração do aniversário do Dragão Na ocasião, o time carioca levou a melhor e venceu por 3 a 1.