Na 77ª edição do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão falam sobre o anúncio da China nesta semana. O país disse estar “disposto” a participar de negociações com Estados Unidos e Rússia sobre desarmamento nuclear, como exige Washington, se este último concordar em “reduzir seu arsenal ao nível chinês”, 18 vezes menor.

 

Americanos e russos se reuniram no final de junho em Viena para tentar prorrogar o novo tratado bilateral START, adotado em 2010 e que termina em 5 de fevereiro de 2021.

Os Estados Unidos querem incluir a China nas negociações, porque consideram que sua capacidade nuclear está em plena expansão. Mas Pequim se nega e ressalta que seu arsenal não tem nada a ver com as capacidades nucleares dos então rivais da Guerra Fria.

Em 2020, os americanos possuem 5.800 ogivas nucleares, e os russos, 6.375, em comparação com 320 chinesas, 290 francesas e 21 britânicas, segundo o Instituto Internacional de Estocolmo para Pesquisa da Paz (SIPRI).

Você confere também, na 77ª SI, o “Abre Aspas”. O quadro abre espaço para um grupo de republicanos que, mesmo sendo do mesmo partido de Donald Trump, faz campanha contra o presidente dos EUA.

O grupo é formado por estrategistas republicanos insatisfeitos com o rumo que o partido tomou sob o comando de Trump. O Lincoln Project, nome do grupo, tem a missão declarada de impedir sua reeleição e vem ganhando atenção com uma série de anúncios criticando o presidente americano.

As críticas, em muitas das vezes, são veiculadas nos intervalos dos programas de TV preferidos de Trump. Esses anúncios parecem ter como objetivo não apenas convencer outros republicanos a apoiar Biden mas, principalmente, irritar o presidente e provocar uma resposta. E os esforços têm dado resultado.

Além disso, o Sagres Internacional desta semana traz destaques como o envio de uma equipe da Organização Mundial da Saúde para China para investigar a origem da epidemia de Covid-19. Também fala sobre o governo turco, que reconverte Santa Sofia em mesquita.

Está edição do SI ainda destaca que a ONU alerta que coronavírus, que já fez mais de 69 mil vítimas no Brasil, fará 45 milhões novos pobres na América Latina. E conheça a música mais tocada nas paradas da Venezuela.

Músicas citadas neste podcast:

Iron Maiden – 2 Minutes To Midnight

Rush – Manhattan Project

Queen – Hammer To Fall

Nat King Cole – Orange Colored Sky

Música mais tocada nas paradas da Venezuela: Jay Wheeler, Myke Towers, DJ Nelson – La Curiosidad

Ouça +