(Foto: Samuel Straioto)

Patrimônio histórico da cidade de Goiânia, Estação Ferroviária da capital será reinaugurada às 14 horas do dia 10 de maio. O prédio está em reformas. Na parte da frente, quase tudo pronto, do lado oposto, as obras avançam em um ritmo acelerado.

Construída com traços em art decó, características originais do espaço tem sido recuperadas, por exemplo, o telhado e a pintura externa, em um tom amarelo mais leve do que havia antes da restauração.

Atração

Uma nova atração no prédio da Estação Ferroviária de Goiânia é a locomotiva. Antes ficava na parte da frente do prédio, por onde antigamente chegavam os passageiros. Mas lugar de locomotiva é nos trilhos, e os trilhos sempre ficaram atrás da estação. Agora ficará na parte de trás, por onde embarcavam e desembarcavam os passageiros.

Segundo a superintendente do IPHAN em Goiás, Salma Saddi, a ideia é um convite a uma viagem do tempo. A locomotiva número 1 da Estrada de Ferro de Goyaz, apelida de Ritinha, está sendo restaurada, em fase de acabamento.

As chapas que antes estavam enferrujadas, passaram por tratamento, receberam material anticorrosivo e já foram pintadas, restando apenas alguns detalhes.

Uso

Após a reinauguração no local funcionará o Museu Frei Confaloni, com telas no saguão principal da Estação, o Centro de Atendimento ao Turista e uma unidade do Atende Fácil da Prefeitura de Goiânia.

História

A Estação Ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 7 de setembro de 1950. Trens começaram a circular somente dois anos depois. A estação foi desativada nos anos 1980, quando trens de cargas e passageiros deixaram de circular na região e o pátio ferroviário foi transferido para Senador Canedo.

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