A atual campeã do mundo e campeã europeia já tem as suas armas parcialmente escolhidas para a Copa do Mundo 2014. O técnico Vicente Del Bosque anunciou uma pré-lista com 30 jogadores convocados para a competição, mas essa lista já foi reduzida nesta quinta-feira com o corte do meia Thiago Alcântara, brasileiro filho do tetracampeão Mazinho e que atua pela Fúria. O jogador sofreu nova lesão no Bayern de Munique e perderá mais uma competição oficial.
É o terceiro grande torneio que Thiago se ausenta por motivos de lesão, já que o jogador ficou fora também da Eurocopa e dos Jogos Olímpicos de Londres, ambos em 2012. Entre os 29 nomes que restaram, outro brasileiro se destaca: o atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid e praticamente acertado para atuar no Chelsea na próxima temporada.
As ausências que mais chamam atenção na lista são a do lateral direito Álvaro Arbeloa, do Real Madrid, que se recupera de uma lesão, e do atacante Soldado, que está em má fase no Tottenham. As novidades ficam por conta do também lateral direito Daniel Carvajal, do Real Madrid, e do meio-campista Iturraspe, do Athletic Bilbao. Os 23 nomes da lista final só serão divulgados na última semana do mês, provavelmente no dia 25.
Os jogadores iniciam a preparação no dia 26 em solo espanhol e fazem um amistoso contra a Bolívia no dia 30, em Sevilla. Dois dias depois, a delegação embarca para os Estados Unidos onde seguem em período de treinos e realizam um segundo amistoso, contra El Salvador, no dia 7 de Junho, em Washington. No dia seguinte, os espanhóis viajam para Curitiba, local que escolheram como moradia durante a Copa.
A estreia dos campeões mundiais na Copa, na verdade, é uma reedição da decisão em 2010: a Espanha encara a Holanda, no dia 13 de Junho, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A Espanha ainda encara o Chile no dia 18, no Maracanã, e encerra a primeira fase contra a Austrália, no dia 23, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Confira a pré-lista de 30 convocados da Espanha para a Copa:
Goleiros – Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Napoli) e David De Gea (Manchester United).
Defensores – César Azpilicueta (Chelsea), Gerard Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Jordi Alba (Barcelona), Alberto Moreno (Sevilla), Javi Martínez (Bayern de Munique), Raúl Albiol (Napoli), Juanfran Torres (Atlético de Madrid) e Daniel Carvajal (Real Madrid).
Meio-campistas – Sergio Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Koke (Atlético de Madrid), Ander Iturraspe (Athletic Bilbao), Xavi Hernández (Barcelona), Thiago Alcântara (Bayern de Munique), Pedro Rodríguez (Barcelona), Jesús Navas (Manchester City), David Silva (Manchester City), Cesc Fábregas (Barcelona), Juan Mata (Manchester United), Santi Cazorla (Arsenal) e Andrés Iniesta (Barcelona).
Atacantes – Diego Costa (Atlético de Madrid), David Villa (Atlético de Madrid), Fernando Torres (Chelsea), Álvaro Negredo (Manchester City) e Fernando Llorente (Juventus).