O estado de Goiás foi bem representado no Campeonato Brasileiro de Parabadminton, realizado em São Paulo neste último final de semana. Com uma delegação composta por 15 atletas, nosso Goiás voltou para casa com muitos lugares ao pódio. Ao todo, foram nove medalhas conquistadas, sendo duas de ouro, cinco de prata de duas de bronze.

A competição reuniu 104 atletas, de 13 estados, além do Distrito Federal, e foi realizada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro. O time goiano contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), que forneceu logística de transporte para a viagem e translado entre concentração e competição.

Além disso, grande parte dos atletas goianos, que são filiados à Associação Paralímpica do Estado de Goiás (Aspaego), e realizam seus treinamentos no Centro de Referência Paralímpico, que tem suas atividades no Centro de Excelência do Esporte.

Secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues parabenizou a campanha dos nossos representantes, que conseguiram boas colocações em uma competição de nível nacional.

“Nos últimos anos temos conquistado cada vez mais espaço no paradesporto, e o parabadminton é um fruto deste trabalho. Com a implantação do Centro de Referência, esta modalidade vem sendo trabalhada com muita qualidade, trazendo uma nova geração talentosa e muito promissora”, avaliou o titular da pasta.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Mário Kanashiro também exaltou a campanha realizada pelos atletas goianos.

“O Estado de Goiás foi muito bem representado neste campeonato. É muito satisfatório para nós ver a nossa bandeira em pódios de competições nacionais. Nós, enquanto gestores públicos do esporte, temos a missão de procurar dar o melhor suporte para nossos atletas se desenvolverem e desempenharem o seu melhor. O resultado positivo é mérito de cada um deles”, definiu o superintendente.

Um dos representantes goianos na disputa, Raysson Ferreira participou de uma competição nacional de parabadminton pela primeira vez, e viu neste campeonato uma oportunidade de aumentar o nível perante os adversários.

“Foi uma experiência incrível para mim, que ainda estou no início da minha trajetória do parabadminton. Ter a oportunidade de jogar contra os melhores do Brasil, experimentar duplas masculinas e mistas. É uma bagagem muito enriquecedora para a gente ver a evolução que temos nos treinos”, avaliou o jogador, que chegou às quartas de final em sua categoria.

Das medalhas conquistadas por Goiás, quatro vieram pelo individual feminino, uma no individual masculino, duas nas duplas masculinas, uma na dupla feminina e uma nas duplas mistas.