Após dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, os Jogos da Juventude voltam a ser realizados em 2022. Esta edição terá como sede a cidade de Aracajú, em Sergipe, entre os dias 2 e 17 de setembro, e a delegação de estudantes do Estado de Goiás vão marcar presença na competição nacional.

Confira a entrevista:

Dessa forma, o Time-Goiás encerrou a preparação para os Jogos da Juventude nesta quarta-feira (31/8), no Colégio Estadual Lyceu, que além de treinamentos, teve momentos de integração social com atletas e comissão por meio de palestras sobre Psicologia do Esporte, Direito Esportivo, Educação Nutricional e palestra Motivacional e Socioemocional. A equipe viaja nesta quinta-feira.

A repórter do Sistema Sagres, Nathália Freitas esteve presente no Lyceu na manhã desta quarta-feira e conversou com a Karla Medeiros, gerente de desporto da Secretaria de Educação de Goiás, e a entrevistada comentou sobre a importância das ações para os jovens:

“A gente percebe o quanto eles precisam desse acompanhamento. O interessante é que nas palestras nós tivemos depoimentos dos alunos e até mesmo do palestrante falando que chegou no final e arrepiaram com alguns depoimentos, com algumas conversas e esclarecimentos que os próprios alunos trouxeram para ele. É um aprendizado mútuo tanto do palestrante quanto desses atletas que estão indo para Aracajú”, comentou.

A Delegação de Goiás, incluindo atletas e comissão técnica, está composta de 194 integrantes que vão participar de 15 das 16 modalidades disputadas nos Jogos da Juventude – exceto ginástica artística masculina. Matheus Franco, de 16 anos, é natural de Itapuranga, joga do Badminton e está indo pela primeira para a competição. O atleta está bastante ansioso com a oportunidade.

Karla Medeiro, gerente de desporto da Seduc (Foto: Nathália Freitas)

“Eu vou pegar experiência, ver os melhores jogando, vai ser incrível para mim e também para a minha família que me apoia na minha cidade. Estou treinando bastante com dedicação, estou tranquilo e o foco é ganhar ao máximo lá”, ressaltou.

Matheus pratica esportes desde criança e conheceu o Badminton por conta de uma lesão já que é um esporte mais leve. “É um esporte que está comigo no meu bem-estar, conheço pessoas boas que me ajudam a treinar, é um esporte que me dedico bastante e quero continuar carreira até não aguentar mais”, revelou.

Outra atleta que está se preparando para a competição é a Maria Clara Fiúza, 15, de Anápolis. A goiana já participou dos Jogos da Juventude, mas por ser uma das mais novas, quer usar o torneio para ganhar experiência.

“Eu pretendo ser profissional, seguir a carreira porque eu gosto muito de esporte, eu tenho muito incentivo dos meus pais, eles me ajudam muito […] Com certeza eu quero chegar ao pódio, mas vamos lutar para conseguir um bom ranking para Goiás e levar essa vitória para casa”, frisou.