(Foto: Divulgação / Polícia Civil)

O delegado da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Decarp), Alexandre Nogueira, concedeu entrevista à equipe da Sagres 730, para falar sobre a Operação Sofisma, deflagrada nesta quinta-feira (23). A ação investiga fraudes e superfaturamento em contratos assinados a partir de 2015 e 2017 entre Agência de Comunicação (Agecom, atual ABC) e Detran-GO, com agências de publicidade e com sites e blogs.

O delegado explicou que a operação começou após uma ação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que identificou um prejuízo de R$ 2,5 milhões, em função da contratação de mídias para campanhas publicitárias. Durante a apuração, documentos foram analisados e pessoas envolvidas foram ouvidas, porém, foi identificado, que para avançar na investigação, seria necessário o acesso a mais documentos. “A Polícia Civil entrou com uma representação, com pedido de busca e apreensão em determinados órgãos públicos, agências de comunicação e blogs, que foi deferido pelo poder judiciário, sendo que esses mandatos que são no total de 17 foram cumpridos hoje em Goiânia, Hidrolândia e Aparecida de Goiânia”.

A análise da documentação está sendo feita para que o modus operandi seja identificado, ajudando na conclusão da investigação. Além disso, a Polícia Civil está ouvindo os alvos da busca e apreensão, para a produção do relatório final. Vale ressaltar que os investigados estão respondendo a um inquérito policial, por crime de peculato, corrupção ativa e passiva.

A operação se concentra em três blogs inicialmente: Goiás 24 horas, Canal Gama e Blog do Cleuber Carlos. “Inclusive, no pedido de investigação feito pelo Ministério Público, já foram delimitados esses três blogs, de início, para investigação, onde foi constatado pelo órgão ministerial o superfaturamento e o direcionamento na contratação desses blogs”, afirma.

Editor do Goiás 24 horas se defende

Em coletiva de imprensa, o jornalista Cristiano Silva, editor do blog Goiás 24 horas, questionou qual a irregularidade existente na divulgação de campanhas do governo por um veículo de comunicação, afirmando que tudo foi veiculado e que só haveria irregularidade, caso as peças não tivessem sido divulgadas. Além disso, o jornalista classificou o promotor Fernando Krebs como alguém “altamente vingativo e rancoroso”. “Isso é uma jogada política, por parte de um promotor político e que eu vou provar que essa ação dele é abuso de autoridade, se vingando do Goiás 24 Horas, porque foi criticado no blog”, declara.

Cristiano ainda negou que houve favorecimento ou superfaturamento. Segundo o editor, o Blog Goiás 24 Horas tem 2 milhões de acessos por mês e que a tabela de preço do veículo foi fornecida para a agência de publicidade contratante, juntamente com as certidões. “Qual a irregularidade nisso? Isso é a coisa mais natural em todos os veículos de comunicação”.

Defesa

Outros investigados na Operação Sofisma divulgaram nota classificando a ação como perseguição política e negando as acusações. A ABC e o Detran informaram que apoiam completamente e vem colaborando com a Polícia Civil, nas investigações.