Até o início da década de 1970, os produtores rurais do estado de Goiás enfrentavam desafios para comercializarem o resultado de seu trabalho. A venda de grandes quantidades de produtos, principalmente frutas e verduras, era realizada nas ruas e praças de Goiânia. Depois, passou a ser centralizada na Vila Operária, no chamdo “cantão”. Mesmo assim, sem condições de estrutura e higiene adequadas.
Até que houve a criação da empresa de econômica mista “Centrais de Abastecimento de Goiás S.A”, a CEASA-GO. A empresa foi criada formalmente em maio de 1972, já integrante do Sistema Nacional de Centrais Abastecimento – SINAC. A necessidade da criação do complexo em Goiás ocorreu em decorrência da precária comercialização dos hortifrutigranjeiros, sem qualquer norma oficialmente instituída e condições adequadas de operacionalização da comercialização, sem garantias de boa classificação e qualidade dos produtos.
A Ceasa nasceu organizada de acordo com as normas do Conselho Nacional de Abastecimento (CONAB) e começou a efetiva operação em 1975. A gestão é realizada pelo Governo Estadual desde 1987, já que, na criação, o Governo Federal era acionista majoritário por meio da COBAL (Ministério da Agricultura), com menor participação dos governos Estadual e Municipal. Em 1987 a União fez a doação das ações que lhes pertenciam ao Governo de Goiás, que passou então a deter 99,9% das ações.
Delícias
Além de prestar o serviço de distribuição e padronização de alimentos, a Ceasa passou a ser referência de qualidade e gastronomia. Atualmente, é comum encontrar chefs de badalados restaurantes de Goiânia em compras semanais para os estabelecimentos. Tudo em conjunto com os comerciantes e feirantes, que buscam preços mais acessíveis para suprir estoques, bancas e prateleiras.
A Centrais de Abastecimento ainda conta com bancas que mantêm de pé os trabalhadores e clientes, com delícias quentinhas e feitas na hora. Desde o famoso cafezinho, até pamonha frita e cozida, salgados, pastel, sanduíches, entre outros. A Ceasa tem fica na rodovia BR-153, quilômetro 5,5, no Jardim Guanabara. O atendimento presencial ocorre de segunda a domingo, das 5h às 22h.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais: