Hoje sede da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), o prédio do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG) é uma construção icônica para a educação goianiense, por seis décadas a casa de uma das escolas mais tradicionais de Goiânia.
Fundado originalmente como uma escola de normalistas na cidade de Goiás, então capital do estado, o instituto surgiu após se separar do antigo Lyceu de Goiás, em 1929. Em 1956, se mudou para a nova capital.
Construída na esquina da Quinta Avenida com a Avenida Anhanguera, na Vila Nova, o prédio também abrigou um novo método de ensino do IEG, com turmas para o ensino fundamental e o ensino médio.
Nas décadas seguintes, se tornou uma referência na educação goianiense, formando diversas gerações de professores. Outra característica da escola foi a formação de alunos engajados nas lutas sociais e democráticas, em especial durante a ditadura militar.
Mesmo em seus últimos anos de existência, a escola teve um grêmio estudantil empenhado politicamente. Depois de ter sido ocupado por estudantes entre 2015 e 2016, o IEG acabou fechado em 2019 em decorrência de problemas administrativos e financeiros.
Depois de ter sido restaurado pelo governo estadual, o local virou a sede da Seduc. Uma das obras de destaque do prédio é o painel “A instrução”, de Péclat de Chavannes, pintor e professor de artes do próprio IEG. O artista plástico Selvo Afonso restaurou a obra.
Assista a seguir