Sagres em OFF
Rubens Salomão

DEM projeta filiação de deputados em janela partidária

O DEM, partido do governador Ronaldo Caiado, trabalha para filiar deputados estaduais em janela partidária programada para o primeiro semestre do ano que vem. Após aumentar a filiação de prefeitos, a legenda entende que também é importante trazer deputados com mandato.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

O partido trabalha com projeção de filiação de até cinco deputados, entre eles, Bruno Peixoto (MDB) e Francisco Oliveira (PSDB).

Palacianos entendem que é importante observar parlamentares que têm mandato, mas não pode se descuidar da filiação de pessoas que estão sem mandato e que têm potencial eleitoral.

Segurança

A intenção é dar mais segurança em um eventual segundo mandato de Ronaldo Caiado, com uma base mais ampla, com a tentativa de reduzir dificuldades, tais como no início da atual legislatura, em que o governador teve uma base menor, e com projetos de maior complexidade para aprovação.

Efeito União Brasil

A medida de buscar novos membros ainda tem outro ponto, ou seja, as possíveis perdas a partir da fusão PSL-DEM, em que deputados que hoje estão na oposição e que estão no PSL devem deixar o partido, caso de Major Araújo e Humberto Teófilo.

O que é a janela?

A janela partidária ocorre a cada ano eleitoral e se trata de um prazo de 30 dias para que os parlamentares que desejam disputar as eleições do corrente ano possam mudar de partido sem perder o mandato vigente.

Venda da Folha

Está prevista a publicação, nesta terça-feira (16), do novo edital sobre a venda da Folha de Pagamento da Prefeitura de Goiânia. O pregão seria realizado no último dia 8, porém o Município suspendeu o processo para fazer alterações no documento.

Mudanças

Entre as alterações está a administração da chave Pix da Prefeitura de Goiânia. É que, de acordo com o primeiro edital, a instituição vencedora será responsável por gerenciar a chave Pix do Município, porém não houve detalhamento no edital. Alguns bancos pediram esclarecimentos sobre outros pontos do documento também.

Pregão

O valor mínimo para o lance é de R$ 165 milhões, com pagamento à vista em um prazo de até dez dias úteis após a assinatura do contrato. Segundo o edital, cada lance deverá superar o valor ofertado em R$ 1 milhão. O novo pregão deve ser realizado no dia 26 deste mês.

Justiça Eleitoral

O Estado de Goiás possui, atualmente, cerca de 4,5 milhões de eleitores regularizados. Todavia, há também 580 mil que se encontram com algum tipo de pendência mediante a justiça eleitoral. O TRE/GO estipulou um prazo, que vai até maio de 2022, para que os interessados possam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Eleições passadas

Nas últimas três eleições mais 180 mil eleitores tiveram suas inscrições canceladas por ausência e mais de 350 mil cancelamentos foram feitos por não comparecimento à revisão para o cadastro da biometria. Outros 580 mil cidadãos correm o risco de ter seus direitos políticos suspensos por irregularidades.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.