Sagres em OFF
Rubens Salomão

DEM projeta filiação de deputados em janela partidária

O DEM, partido do governador Ronaldo Caiado, trabalha para filiar deputados estaduais em janela partidária programada para o primeiro semestre do ano que vem. Após aumentar a filiação de prefeitos, a legenda entende que também é importante trazer deputados com mandato.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

O partido trabalha com projeção de filiação de até cinco deputados, entre eles, Bruno Peixoto (MDB) e Francisco Oliveira (PSDB).

Palacianos entendem que é importante observar parlamentares que têm mandato, mas não pode se descuidar da filiação de pessoas que estão sem mandato e que têm potencial eleitoral.

Segurança

A intenção é dar mais segurança em um eventual segundo mandato de Ronaldo Caiado, com uma base mais ampla, com a tentativa de reduzir dificuldades, tais como no início da atual legislatura, em que o governador teve uma base menor, e com projetos de maior complexidade para aprovação.

Efeito União Brasil

A medida de buscar novos membros ainda tem outro ponto, ou seja, as possíveis perdas a partir da fusão PSL-DEM, em que deputados que hoje estão na oposição e que estão no PSL devem deixar o partido, caso de Major Araújo e Humberto Teófilo.

O que é a janela?

A janela partidária ocorre a cada ano eleitoral e se trata de um prazo de 30 dias para que os parlamentares que desejam disputar as eleições do corrente ano possam mudar de partido sem perder o mandato vigente.

Venda da Folha

Está prevista a publicação, nesta terça-feira (16), do novo edital sobre a venda da Folha de Pagamento da Prefeitura de Goiânia. O pregão seria realizado no último dia 8, porém o Município suspendeu o processo para fazer alterações no documento.

Mudanças

Entre as alterações está a administração da chave Pix da Prefeitura de Goiânia. É que, de acordo com o primeiro edital, a instituição vencedora será responsável por gerenciar a chave Pix do Município, porém não houve detalhamento no edital. Alguns bancos pediram esclarecimentos sobre outros pontos do documento também.

Pregão

O valor mínimo para o lance é de R$ 165 milhões, com pagamento à vista em um prazo de até dez dias úteis após a assinatura do contrato. Segundo o edital, cada lance deverá superar o valor ofertado em R$ 1 milhão. O novo pregão deve ser realizado no dia 26 deste mês.

Justiça Eleitoral

O Estado de Goiás possui, atualmente, cerca de 4,5 milhões de eleitores regularizados. Todavia, há também 580 mil que se encontram com algum tipo de pendência mediante a justiça eleitoral. O TRE/GO estipulou um prazo, que vai até maio de 2022, para que os interessados possam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Eleições passadas

Nas últimas três eleições mais 180 mil eleitores tiveram suas inscrições canceladas por ausência e mais de 350 mil cancelamentos foram feitos por não comparecimento à revisão para o cadastro da biometria. Outros 580 mil cidadãos correm o risco de ter seus direitos políticos suspensos por irregularidades.

Mais lidas:

Leia também: