O 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde indicam que 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios. A informação é importante porque o Brasil já tem quase 1 milhão de casos prováveis de dengue em apenas dois meses e sete unidades da federação já decretaram situação de emergência.

O balanço do ministério divulgado nesta quarta-feira (28) informa que Minas Gerais, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e o Distrito Federal estão em situação de emergência. Além disso, há pelo menos 154 municípios também em emergência. Assim, o decreto oficial de emergência em saúde pública permite a solicitação de recursos extras para combater a doença.

No entanto, como levantado pelo ministério, a maior parte do foco da doença está nos domicílios. A dengue é causada pela fêmea do mosquito Aedes aegypti que se alimenta de sangue humano para a maturação dos seus ovos. Ela coloca esses ovos em locais com água parada como vasos e pratos de plantas, garrafas, pneus abandonados e quaisquer outros locais que acumulam água. 

Dengue, Zika e chikungunya
Dengue, Zika e chikungunya (Foto: Pixabay/Pexels)

Combate ao mosquito

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, informou a Agência Brasil que os repasses específicos para os estados e municípios que decretaram situação de emergência começaram a ser publicados em portarias na terça-feira (27).

Mas a população também pode contribuir com o combate ao mosquito. Pensando nisso, então, o Ministério da Saúde destaca diversas ações que ajudam a controlar o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

  • Certificar que a caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados.
  • Guardar pneus em locais cobertos.
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo.
  • Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras.
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha.
  • Jogar as larvas na terra ou no chão seco.
  • Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal.
  • Guardar baldes com a boca virada para baixo.
  • Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos.
  • Guardar ou jogar no lixo os objetos que pode acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos

Confira os principais sintomas da dengue na arte:

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Vida Saudável.

Leia mais: