A Secretaria da Saúde de Goiás constatou que 70% dos casos da Dengue estão concentrados em 21 municípios. São aproximadamente 72 mil casos notificados, de um total de 97.397 registrados até a semana 32, que vai de janeiro ao o último dia 14. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20) pela superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Elizabeth Oliveira Araújo, durante entrevista coletiva.

Para reverter esse quadro, a Secretaria da Saúde convocou os secretários de saúde desses municípios para uma reunião, na segunda-feira, dia 23, às 15 horas, no gabinete da secretária da Saúde, Irani Ribeiro de Moura. O objetivo é traçar metas imediatas, de médio e longo prazos para o combate ao vetor, tendo em vista a proximidade do período chuvoso.

Segundo Elizabeth Araújo o número de notificações neste ano aumentou em mais de 240% em relação ao mesmo período do ano passado e o de óbitos dobrou, passando de 28 para  56 em 2010. “A abordagem será voltada para o combate ao vetor, na  contratação de agentes de endemias, realização de mutirões de limpeza e manejo ambiental. Temos que nos preparar porque com o período chuvoso a situação pode se agravar”, explicou.

Em um segundo momento, o foco será nos municípios com maior número de óbitos. “Aí trataremos da melhoria da assistência, capacitação de profissionais de saúde, aumento no número de leitos para observação e de laboratórios”, destacou Elizabeth.

A superintendente ainda enfatizou que a população não deve se descuidar mesmo neste período de seca. “Os cuidados devem ser mantidos porque o mosquito faz de uma simples tampa de garrafa seu criadouro. Se a comunidade não fizer sua parte, quando as chuvas começarem, poderá ocorrer uma explosão de casos”, alertou.