Mesmo com a aprovação do requerimento que define o regime de urgência ao projeto que revisa o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e cria o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC)não tem expectativa de que a votação seja concluída ainda neste ano de 2020.
O parlamentar, que cumpre o primeiro mandato político, mantém o aviso feito ao governador Ronaldo Caiado (DEM) em reunião neste mês, de que a Câmara Federal deverá priorizar os últimos projetos do no relacionados diretamente ao combate à pandemia, além do orçamento de 2021e o foco nas articulações para a eleição à presidência da Casa.
“Eu acho difícil a aprovação desse assunto nesse ano. Não acredito que isso aconteça”, define o deputado à Coluna. Segundo ele, o foco das negociações na Câmara não está voltado para esta matéria, assim como ocorre em relação à Reforma Tributária, que teve comissão específica prorrogada para até março de 2021.
“Por mais que seja uma pauta prioritária para o governo (estadual), a gente entende, lá nos bastidores em Brasília, que isso não vai evoluir. A vontade dele é boa, mas eu já disse a ele outro dia: esquece, esse assunto não anda. Pode preocupar com isso no ano que vem”, conta o parlamentar.
A propósito
A Procuradora-Geral do Estado (PGE) Juliana Prudente explicou em entrevista ao repórter Samuel Straioto que, de fato, o governo busca junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a renovação da liminar que suspende o pagamento mensal de serviços da dívida federal goiana. Conta com o atendimento ainda neste ano, o que daria mais tempo para a aprovação de projeto em Brasília, já que a atual liminar vence no dia 31 de dezembro.
Base ausente
O deputado federal Glaustin da Fokus ainda conta à Coluna que foi “soldado do governador” ao apoiar a candidatura de Márcia Caldas (Avante) à prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ele nega ter se posicionado como pré-candidato na cidade e diz que se colocou “à disposição para estruturação de um projeto governista na cidade, o que infelizmente não aconteceu”.
Apoio inevitável
Glaustin ainda afirma que a contribuição do governo poderia ter sido maior em favor da candidata em Aparecida, mas que agora o momento é de trabalhar pela cidade. “Com certeza o Gustavo Mendanha tem tudo para fazer mais uma ótima gestão”, afirma.
Pauta cheia
A Câmara Municipal realizará na próxima semana sessões de segunda
à sexta-feira para desafogar a pauta. A lista de matérias inclui a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021; a proposta que aumenta o salário do prefeito, secretários e vereadores, além de longa pauta com vetos do prefeito Iris Rezende (MDB).
Ao recesso
A Assembleia Legislativa definiu a mesma medida para enxugar a pauta até antes do início do recesso, marcado para ter início na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro. A lista de manterias inclui o orçamento e projetos do governo, como a criação de novo programa de refinanciamento de dívidas. Depois do fim, a Casa só retoma os trabalhos em fevereiro de 2021, com possibilidade de autoconvocação em janeiro.
Formalidade
O presidente Jair Bolsonaro recebeu lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) e escolheu o nome de Adenir Teixeira Peres Júnior para o cargo de juiz substituto do órgão. Ele ocupará vaga deixada pelo encerramento do biênio de Ovídio Martins de Araújo.
Ludoviquismo
Com toda a devida deferência, elogios e agradecimentos pela presença do governador Ronaldo Caiado, o prefeito Iris Rezende contou ontem, no lançamento da biografia escrita por Cileide Alves, como se tornou o herdeiro do ludoviquismo em Goiás. Iris lembrou de como conheceu Pedro Ludovico Teixeira, apresentado por Jaime Câmara, até a aproximação com o líder do PSD ao ganhar a confiança de Dona Gercina Borges.

Encontro
O evento de lançamento da biografia ainda proporcionou encontro rápido entre os adversários Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. O momento foi registrado em foto de Samuel Straioto. Se cumprimentaram com soquinhos e cada um seguiu seu caminho. Caiado saia enquanto Daniel entrava para buscar a dedicatória da autora.

Leia!
A biografia “Iris Rezende, de líder estudantil a governador (1958 – 1983)”, escrita por Cileide Alves e lançada ontem à noite, está disponível nas livrarias Palavrear, Leitura (Goiânia Shopping) e Nobel (Bougainville) ou pela internet no site da Editora Canone.