Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputado federal caiadista avisa que revisão do RRF só será votada no próximo ano

Mesmo com a aprovação do requerimento que define o regime de urgência ao projeto que revisa o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e cria o Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF), o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC)não tem expectativa de que a votação seja concluída ainda neste ano de 2020.

O parlamentar, que cumpre o primeiro mandato político, mantém o aviso feito ao governador Ronaldo Caiado (DEM) em reunião neste mês, de que a Câmara Federal deverá priorizar os últimos projetos do no relacionados diretamente ao combate à pandemia, além do orçamento de 2021e o foco nas articulações para a eleição à presidência da Casa.

“Eu acho difícil a aprovação desse assunto nesse ano. Não acredito que isso aconteça”, define o deputado à Coluna. Segundo ele, o foco das negociações na Câmara não está voltado para esta matéria, assim como ocorre em relação à Reforma Tributária, que teve comissão específica prorrogada para até março de 2021.

“Por mais que seja uma pauta prioritária para o governo (estadual), a gente entende, lá nos bastidores em Brasília, que isso não vai evoluir. A vontade dele é boa, mas eu já disse a ele outro dia: esquece, esse assunto não anda. Pode preocupar com isso no ano que vem”, conta o parlamentar.

A propósito

A Procuradora-Geral do Estado (PGE) Juliana Prudente explicou em entrevista ao repórter Samuel Straioto que, de fato, o governo busca junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a renovação da liminar que suspende o pagamento mensal de serviços da dívida federal goiana. Conta com o atendimento ainda neste ano, o que daria mais tempo para a aprovação de projeto em Brasília, já que a atual liminar vence no dia 31 de dezembro.

Base ausente

O deputado federal Glaustin da Fokus ainda conta à Coluna que foi “soldado do governador” ao apoiar a candidatura de Márcia Caldas (Avante) à prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ele nega ter se posicionado como pré-candidato na cidade e diz que se colocou “à disposição para estruturação de um projeto governista na cidade, o que infelizmente não aconteceu”.

Apoio inevitável

Glaustin ainda afirma que a contribuição do governo poderia ter sido maior em favor da candidata em Aparecida, mas que agora o momento é de trabalhar pela cidade. “Com certeza o Gustavo Mendanha tem tudo para fazer mais uma ótima gestão”, afirma.

Pauta cheia

A Câmara Municipal realizará na próxima semana sessões de segunda
à sexta-feira para desafogar a pauta. A lista de matérias inclui a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021; a proposta que aumenta o salário do prefeito, secretários e vereadores, além de longa pauta com vetos do prefeito Iris Rezende (MDB).

Ao recesso

A Assembleia Legislativa definiu a mesma medida para enxugar a pauta até antes do início do recesso, marcado para ter início na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro.  A lista de manterias inclui o orçamento e projetos do governo, como a criação de novo programa de refinanciamento de dívidas. Depois do fim, a Casa só retoma os trabalhos em fevereiro de 2021, com possibilidade de autoconvocação em janeiro.

Formalidade

O presidente Jair Bolsonaro recebeu lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) e escolheu o nome de Adenir Teixeira Peres Júnior para o cargo de juiz substituto do órgão. Ele ocupará vaga deixada pelo encerramento do biênio de Ovídio Martins de Araújo.

Ludoviquismo

Com toda a devida deferência, elogios e agradecimentos pela presença do governador Ronaldo Caiado, o prefeito Iris Rezende contou ontem, no lançamento da biografia escrita por Cileide Alves, como se tornou o herdeiro do ludoviquismo em Goiás. Iris lembrou de como conheceu Pedro Ludovico Teixeira, apresentado por Jaime Câmara, até a aproximação com o líder do PSD ao ganhar a confiança de Dona Gercina Borges.

Foto: Caiado, Cileide Alves e Iris Rezende em entrevista coletiva após lançamento. (Crédito: Rubens Salomão/Sagres)

Encontro

O evento de lançamento da biografia ainda proporcionou encontro rápido entre os adversários Ronaldo Caiado e Daniel Vilela. O momento foi registrado em foto de Samuel Straioto. Se cumprimentaram com soquinhos e cada um seguiu seu caminho. Caiado saia enquanto Daniel entrava para buscar a dedicatória da autora.

Foto: Caiado e Daniel Vilela se encontram em lançamento de biografia de Iris. (Crédito: Samuel Straioto/Sagres)

Leia!

A biografia “Iris Rezende, de líder estudantil a governador (1958 – 1983)”, escrita por Cileide Alves e lançada ontem à noite, está disponível nas livrarias Palavrear, Leitura (Goiânia Shopping) e Nobel (Bougainville) ou pela internet no site da Editora Canone.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.