Foi lançado na noite desta quinta-feira (10), o livro “Iris Rezende de: De Líder Estudantil a Governador (1958-1983), de autoria da jornalista Cileide Alves, apresentadora do programa Sagres Sinal Aberto e colunista do jornal O Popular. A obra retrata o início da vida política do prefeito de Goiânia até o momento em que ele chegava pela primeira vez ao governo estadual.

Cileide Alves retratou durante discurso, um trecho de uma entrevista concedida por Iris Rezende em 1966. Algumas perguntas feitas à ocasião. Cileide relatou que foi feita a pergunta sobre o que queria, e foi dada uma primeira resposta: “Quero servir o povo” e na sequência: “Quero andar de cabeça erguida quando não tiver mais nenhum cargo público”, ponderou.

Em seguida o questionamento foi reforçado: “O que você quer?” e veio à resposta: Eu tenho muito trabalho na prefeitura, primeiro porque gosto da cidade, depois porque quero que todos saibam o que fiz”, relatou.

A jornalista destacou que a fala de 1966 mostrava que Iris Rezende era obstinado e acabou transformando a política numa missão. Ela reforçou que para contar um trecho da trajetória de Iris foi preciso contextualizar uma parte da história de Goiás.

“É uma fala de 1966 é obstinado, se propôs uma missão e transformou a política numa missão. Essa história que procuro contar no meu livro que começou lá atrás e que chegou até aqui. Junto eu conto a história de Goiás. Para entender esse personagem, eu precisava explicar o contexto”, descreveu Cileide Alves.

Cileide Alves ao lado de Iris Rezende e Ronaldo Caiado. Foto: Paulo José

Personagem

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) parabenizou a autora do livro. Ele relatou que Cileide tem um sentimento de “espírito público” e de respeito as ações desenvolvidas por ele.

“Não é de agora porque estou aí terminando mais um mandato de prefeito, é de muitos anos. Você tem dispensado uma atenção muito especial nas minhas ações, minhas atitudes. Agora com o lançamento do livro, você tem um sentimento de gratidão, do espírito público, por tudo que você é”, destacou.

Iris Rezende destacou que se sente gratificado. Ele contou que tem recebido várias homenagens em um momento que está próximo de encerrar a carreira política, deixando o mandato no próximo dia 31. Iris relatou que estava emocionado

“Eu estou extremamente emocionado, numa noite como essa, as mais expressivas figuras, dos mais variados segmentos da sociedade goiana, para nos homenagear nesse momento tão importante da minha vida e me preparo no dia 31 para encerrar a minha carreira político administrativa”, ponderou o prefeito.

Iris Rezende em discurso durante lançamento do livro. Foto: Paulo José

Autoridades

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), esteve presente no lançamento do livro e relatou que a obra servirá para pesquisa.

“Vai ser um livro para ser revisado, cada vez mais pesquisado.  Vai ser nos livros a oportunidade de revivermos a história de Goiás.  Esse livro vai servir também para as minhas madrugadas de saborear algumas histórias”, destacou o governador.

Caiado ainda citou uma foto do livro em que Iris Rezende está ao lado da esposa Iris de Araújo em uma viagem de férias no nordeste.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, relatou que a obra será de aprendizagem, uma aula de política. “Será uma verdadeira aula de política para nós. Nos sentimos muito honrados”, relatou Baiocchi.

Uma série de autoridades foram prestigiar o lançamento do livro, entre elas: Gustavo Mendanha (Prefeito de Aparecida); Francisco Júnior (Deputado Federal); Rogério Cruz (vice-prefeito eleito); Daniel Vilela (Presidente estadual do MDB), além de vereadores, secretários municipais e estaduais, representantes do sistema Fecomércio, jornalistas e convidados.