Os deputados estaduais da base aliada pediram, em reunião fechada com o governador Marconi Perillo (PSDB), que a reforma do secretariado seja realizada, no máximo, até o fim deste ano. O próprio governador marcou para 1º de janeiro a implantação da reforma administrativa e a nomeação dos novos auxiliares que vão ocupar as vagas dos que pretendem ser candidatos em 2014.

Os deputados acreditam que antecipar a reforma do secretariado ajudaria na gestão do Estado, como explica o líder do governo na Assembleia, o tucano Fábio Sousa. “Hoje nós precisamos ter uma prioridade com técnicos a frente das pastas. Houve um pedido sim para que isso fosse considerado. Mas o próprio governador já disse que esses secretários que pretendem ser candidatos deixará o cargo até dezembro,” revela.

Nos bastidores, os deputados comentam que os auxiliares como Leda Borges, Giuseppe Vecci, Leonardo Vilelea, Marcos Abrão Roriz, Henrique Arantes e Vilmar Rocha, entre outros, devem ser afastados por terem pretensões eleitorais para 2014.