Sagres em OFF
Rubens Salomão

Deputados definem indicação de Humberto Aidar ao TCM, enquanto PEC perde força

A primeira sessão ordinária na Assembleia Legislativa, após a oficialização da aposentadoria do agora ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Nilo Resende, foi marcada por manifestações de parabenização ao deputado Humberto Aidar (MDB), que será indicado pela Casa para ocupar a vaga. As declarações foram feitas nos bastidores e até em discursos, em tom de comemoração depois da pressão política exercida sobre o Tribunal pela saída de Nilo Resende.

Ouça a coluna Sagres em Off:

“Com certeza, todos terão o maior prazer de respaldar a sua oportunidade de servir também aos prefeitos e vereadores como um dos conselheiros do TCM. Não tenho dúvida de que essa é a tendência da Casa e você é a opção que todos queremos”, afirmou em discurso, de forma remota na sessão, o deputado Helio de Sousa (PSDB).

“Quero parabenizar a Assembleia pelo consenso de estar unida em prol do reconhecimento do trabalho desse bravo guerreiro. Homem sério, honesto, trabalhador, que é um orgulho para a Assembleia de Goiás, Humberto Aidar”, disse o deputado Sebastião Monteiro (DEM). Tião Caroço foi conselheiro do TCM e ressaltou que nenhum ex-deputado conseguiu unanimidade do plenário para a indicação e que o apoio total será obtido, pela primeira vez, na indicação de Humberto Aidar.

Foto: Humberto Aidar presidiu sessão ordinário híbrida nesta quarta-feira (12). (Crédito: Valdir Araújo/Alego)

PEC ao arquivo

A avaliação nos bastidores é de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo deputado Henrique Arantes (MDB), sequer deverá chegar a ser votada em plenário, com engavetamento ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo próprio Aidar. O autor garante a parlamentares que não pretende retirar a matéria, mas a articulação pela aprovação já é praticamente nula.

Tem disputa

A eleição para próxima direção da Associação Goiana dos Municípios (AGM) tem, por enquanto, ao menos três prefeitos na disputa pela presidência. O pleito ocorre de forma presencial, em Goiânia, no dia 26 de junho. Além de Wilson Tavares (DEM), de Gameleira, pretendem concorrer os gestores de Itauçu, Cleiton Melo (DEM), e de Turvelândia, Siron Queiroz (Solidariedade).

União

As chapas podem ser registradas até 10 dias antes do dia da eleição e Wilson Tavares ainda busca articulação para composição de chapa única com os prefeitos que se apresentam para a disputa, com o aval do apoio direto do governador Ronaldo Caiado.

Manifestação

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde) realiza hoje carreata com servidores municipais da prefeitura de Aparecida de Goiânia para reivindicar direitos trabalhistas que não estariam sendo cumpridos. Concentração às 9h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Demandas

Os trabalhadores reivindicam o pagamento da data-base de 2020 (2,76%), data-base de 2021, progressão de carreira (2%), piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE), cumprimento da proporcionalidade salarial entre níveis, instituição do plano de carreira para motorista de ambulância e servidores administrativos, além de concurso público e melhores condições de trabalho.

Greve na Saúde

Já os servidores públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras unidades no país, anunciaram greve para hoje.

Motivos

A decisão dos trabalhadores segue a definição nacional da categoria. Funcionários da Saúde são contra a alteração no cálculo do adicional de insalubridade que, segundo eles, pode reduzir salários dos que atuam na linha de frente em até 27%.

Sanção

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), usou suplemento do Diário Oficial do Município, na noite desta quarta-feira (12), para publicar a sanção ao projeto de lei do vereador Clécio Alves (MDB), que denomina área pública municipal Parque Municipal Sargento David Luiz Rodrigues, no Conjunto Vera Cruz.

Polêmica

A sanção substitui homenagem da gestão anterior ao jornalista Washington Novaes. O projeto de Clécio Alves foi aprovado pela Câmara de Vereadores e resulta na anulação de proposta do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), com homenagem ao jornalista, que morreu em 24 de agosto de 2020.

Substituição

Tanto o vereador quanto o prefeito têm afirmado, nas últimas semanas, que outra homenagem a Washington Novaes será analisada na cidade.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.