Dez dos treze deputados federais eleitos pela base do governador Marconi Perillo (PSDB) participaram de reunião no Palácio das Esmeraldas com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB/RJ). O parlamentar é candidato à presidência da Câmara federal e buscou o apoio do governador e dos parlamentares ligados a ele.

A votação será realizada logo após a posse da nova legislatura, que será realizada em primeiro de fevereiro de 2015. Cunha é o primeiro a definir candidatura e pretende angariar votos tanto da base quanto da oposição à presidente Dilma Rousseff (PT). Os aliados à petista também deverão confirmar candidato nas próximas semanas.

Eduardo Cunha explicou em Goiânia quais são seus objetivos e como pretende receber o voto da maioria dos colegas. “O debate foi muito bom. Eu achei o retorno muito Bom. Nós tivemos uma receptividade muito boa. Eu acho que a nossa proposta de construir um debate independente, que não seja uma câmara de oposição nem submissa ao governo, está sendo bem aceita,” analisa.

Em declaração exclusiva, o líder da bancada goiana, deputado federal Jovair Arantes (PTB), conta que, depois da reunião com Eduardo Cunha, o posicionamento da bancada está definidos. “Esta foi uma conversa importante, que fala de independência no poder, de buscar autonomia de bancada goiano no poder. O governador deixou a banca a vontade para escolher, e eu acredito que Eduardo Cunha é o melhor nome”, conta.