Apesar de ter movimentado os partidos e lideranças da oposição, a confirmação da pré-candidatura ao governo do empresário Junior do Friboi (PMDB), não causou grandes reações na base aliada ao governador Marconi Perillo (PSDB). Deputados estaduais que apoiam o tucano analisam que a definição não causa qualquer mudança na estratégia para a eleição do ano que vem.

Os parlamentares levam em consideração o alegado bom desempenho da administração e o baixo rendimento de Junior nas últimas pesquisas eleitorais. O líder do governo na Assembleia, Fábio Sousa (PSDB), opina apenas que o PMDB deveria valorizar mais a figura de Iris Rezende. “Eu não quero intrometer em briga de outra casa. Eu penso apenas que deve respeitar a figura histórica de Iris Rezende. Se o PMDB vai por um caminho ou outro é problema do PMDB,” diz.

O deputado Francisco Junior (PSD) avalia que nada será alterado nos planos da base para 2014, principalmente porque a pré-candidatura de Friboi também nada representa para a sequência dos trabalhos do governo. “A essa altura do campeonato, eu penso que absolutamente nada. O governo está focado no trabalho, está realizando, está crescendo nas pesquisas. A principio, a escolha do Friboi ela não interfere em nada. O que ele representa em termo de pesquisas, até agora o que foi publicado também não…” avalia.

Já o tucano Túlio Isac afirma que a decisão não interfere na base e que as lideranças da oposição estão “passando a perna” em Iris Rezende, ao escolher Junior do Friboi como pré-candidato. “Eu acho que absolutamente nada. O governo tem que fazer o que está fazendo, e assumir que é o nosso candidato a governador. O importante é que seja Marconi Perillo o nosso candidato. Eu acho que o que estão fazendo com Iris Rezende Machado é uma falta de respeito. Estão passando a perna em Iris Rezende, que tem uma história no Estado de Goiás, e estão fazendo com que o PMDB engula a decisão, que está vindo de Brasília,” analisa.

Os partidos da base do governo realizam no próximo dia 14 de dezembro o último encontro do ano. A expectativa dos aliados é que Marconi Perillo confirme sua pré-candidatura à reeleição.