A dermatologista Alessandra Serquiz (Foto: Reprodução/SagresTV)
Dezembro chegou e com ele a campanha de combate e prevenção ao câncer de pele. É o Dezembro Laranja. Em entrevista à SagresTV, a dermatologista Alessandra Serquiz explica o motivo da cor escolhida para a ação. “A cor laranja foi pela associação com o bronzeado da pele, com o sol, então a cor foi para fazer essa associação, essa analogia”, afirma.
A Campanha de Prevenção do Câncer de Pele ocorre há 21 anos. Os tipos mais comuns de câncer são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal, o melanoma é o tipo mais agressivo da doença.
Alessandra Serquiz alerta para comportamentos simples que podem evitar e prevenir a incidência de câncer de pele. “Uso do protetor solar, evitar exposição das 10h às 16h, evitar exposição prolongada ao sol. São coisas simples, na maioria daz vezes já sabidas pela população, mas que as pessoas acabam achando que pode não acontecer nada com elas, e não evitam”, aponta.
Segundo a dermatologista, evitar a exposição ao sol deve ser uma medida a ser tomada desde os primeiros dias de vida.
“Isso (expor o bebê ao sol) é uma coisa que a própria Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica, já não é uma coisa que os pediatras estão recomendando. A cada dia vão surgindo novos estudos e algumas coisas vão caindo por terra”, argumenta.
A médica ainda faz um alerta para quem pensa que vai adquirir vitamina D com exposição à luz solar. “Tomar sol com a intenção de ter vitamina D para a pele é uma coisa contraindicada”, pontua.
Só no Brasil, o melanoma atinge cerca de 180 mil brasileiros a cada ano. Quando diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. O câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado (brilhante), ou como uma ferida que não cicatriza.
Veja e entrevista na íntegra
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/eMtTWAgjoVs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}
Atendimento gratuito neste final de semana
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai promover uma grande ação social no dia 7 de dezembro voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Neste dia, das 9 às 15 horas, médicos voluntários estarão atendendo gratuitamente pacientes com suspeita de câncer de pele. O atendimento ocorrerá em Goiânia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás – 1ª Avenida, S/N, Setor Leste Universitário, e em Porangatu na Unidade de Saúde Maringá – Rua Coronel Antônio Martins, n° 33, Setor Nossa Senhora da Piedade.