Neste 07 de setembro o Brasil completa 189 anos de independência política. Tanto nos pequenos, como nos grandes locais deste país, a forma mais tradicional de celebrar este acontecimento histórico nacional, é a realização do desfile cívico militar.

Em Goiânia participaram do desfile 22 agrupamentos. Destes, oito são militares, que ficam responsáveis pela abertura do evento. O fechamento fica a cargo das bandas marciais de escolas municipais e estaduais. 14 pelotões foram formados por jovens que comemoraram a data histórica, desfilando pelas ruas no centro de Goiânia.

Uma das participantes foi a estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jardim América, Andressa Nunes. Assim como outros que integraram o desfile deste ano, Andressa teve de abrir mão de muitas coisas, entre elas até o almoço.

A jovem além de estudar também trabalha. De segunda a sexta ela participa dos ensaios da banda marcial, que desde fevereiro se preparou para o desfile.

“Sou uma participante de mão cheia, porque gosto. Quanto a gente termina, o esforço é gratificante. Valeu a pena pagar o preço”, afirma.

Cultura

Segundo a estudante, o desfile das bandas é uma forma de valorizar a cultura em comemoração a um fato histórico do país.

Além da banda de Andressa, outras bandas também arrancaram aplausos do público. Entre elas a de unidades tradicionais como o Pedro Gomes e outras mais novas como a do Colégio Estadual Onofre Quinam.

De acordo com a Polícia Militar cerca de 18 mil pessoas acompanharam o desfile cívico militar neste 7 de setembro de 2011.