Sagres em OFF
Rubens Salomão

Detran deve retomar convênio que autoriza Guarda Civil a fiscalizar trânsito

O convênio entre o Detran e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) que autorizava a corporação municipal a realizar serviços de fiscalização de trânsito pode ser retomado. O órgão estadual havia informado que o convênio com a GCM havia sido revogado para que alterações no processo fossem feitas. A coluna confirmou a informação que o convênio deve ser retomado nos próximos dias, a partir da assinatura de novo termo.

A Sagres em Off informou no último sábado, dia 14, que O Ministério Público Estadual (MPGO) havia comunicado as partes envolvidas sobre o arquivamento do procedimento de “notícia de fato” que investigava o convênio firmado entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran), para dar à instituição municipal a atribuição de fiscalizar o trânsito na capital.

Como informado pela Sagres, a intenção da direção da CGM era de iniciar o processo de fiscalização de trânsito ainda em maio, mas será adiado justamente pelas questões envolvendo convênio. A Sagres destacou em 6 de abril que a intenção da Guarda era que 200 homens fossem capacitados inicialmente para atuar no trânsito da capital. O convênio havia sido assinado em 15 de março, previa a cooperação mútua e tinha validade é de 60 meses.

Pedido

Na prática, o Detran delega à Guarda Civil poderes para realizar fiscalização e policiamento de trânsito urbano. Entre as justificativas para mudança de postura do Detran, estaria um pedido da prefeitura devido ao aumento de índices de violência no trânsito.

Contas Públicas

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) decidiu, nesta segunda-feira (16), pela aprovação, com ressalvas, das contas do exercício de 2018. Em 2019, O TCE havia rejeitado por 3 votos a 2. a contas do último ano de gestão de Marconi Perillo e José Eliton. Na ocasião, relator Saulo Mesquita, havia apontado 12 irregularidades. Ao reanalisar o processo, ele apresentou novo relatório com 10 ressalvas.

Alegações

O novo posicionamento do Tribunal, adotado por maioria dos votos, levou em consideração o entendimento do Judiciário de que há necessidade de garantir tratamento isonômico aos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, uma vez que os pareceres prévios das contas de 2019 e 2020 foram pela aprovação, embora houvesse irregularidades em comum.

Votação

Os conselheiros Saulo Mesquita, Kennedy Trindade, Carla Santillo e Helder Valin pela aprovação com ressalvas; Celmar Rech pela reprovação; Sebastião Tejota, pela aprovação com ressalvas no período do ex-governador Marconi Perillo e pela reprovação das contas relativas ao período de gestão do ex-governador José Eliton.

Cassação

A Câmara de vereadores de Silvânia cassou, por unanimidade de votos, o mandato do prefeito do município, Dr. Geraldo Luiz Santana (PP). Foi analisado parecer da Comissão Parlamentar Processante que investigou denúncias de fraude em licitação para a contratação de empresa para serviço de tapa buracos, com contrato firmado na ordem de R$ 737 mil reais. O placar foi de 11 a 0.

Vice

Quem assume o cargo de prefeito, é o vice, Estevão Colombo (PP). O presidente da Câmara Municipal de Silvânia, Fábio André da Silva, marcou para esta terça-feira, às 13:30 horas, a sessão de posse de Colombo, no cargo de prefeito. Dr. Geraldo já estava afastado de suas funções desde fevereiro, data em que foi instaurada a Comissão Processante.

Encontros

Representantes do PT, PV e PC do B se reuniram nesta segunda-feira (15) e decidiram pela realização de encontros regionais em Goiás. A tentativa é de ampliar o palanque de Lula em Goiás. Na ocasião foi acertada uma forma de trabalhar mais integrada. A Federação trabalha com os nomes do ex-governador José Eliton (PSB) e do ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Wolmir Amado (PT) para o governo estadual.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.