No mês de dezembro o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás abordou 23 mil condutores de veículo automotores. Deste montante, 8,3 mil abordagens foram feitas por equipes de educação, enquanto outras 14,7 mil pela fiscalização. As ações ocorreram em Goiânia, região Metropolitana, Caldas Novas e Pirenópolis.
{mp3}stories/2014/Janeiro/RODRIGO_A_-_BLADA{/mp3}
Ao todo foram verificados os itens de segurança e documentação de 5,2 mil veículos. Destes, 241 foram recolhidos. As equipes de fiscalização aplicaram 4,2 mil testes de bafômetros e flagram 230 condutores dirigindo sob o efeito de álcool (artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro) e outros nove embriagados (artigo 306).
Os motoristas autuados no artigo 165, que foram flagrados com taxa igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar expelido, tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e foram multados em R$ 1.915,40. Nos casos de reincidência o valor foi dobrado. Ainda foram abertos processos contra eles, que devem resultar na suspensão da CNH por 12 meses.
No caso dos condutores enquadrados no artigo 306, taxa igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido, receberão todas as sanções administrativas que os demais, e ainda foram encaminhados a uma delegacia de polícia. Caso condenados poderão pegar de três a seis meses de detenção.