(Foto: Divulgação)

O Departamento Nacional de Trânsito de Goiás (Detran-GO) recebeu reclamações de que boletos falsos, referentes ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Licenciamento, foram entregues nas residências de proprietários de veículos.

O Detran-GO ressalta a importância da verificação dos dados impressos no boleto, antes de realizar o pagamento, como os dados do veículo, do Detran-GO e do banco, que deve ser a Caixa Econômica Federal. Em casos de dúvida, o contribuinte pode acessar o site www.detran.go.gov.br, ou o aplicativo Detran GO ON para gerar um novo boleto. Outra opção, é comparecer a um posto de atendimento presencial da autarquia, ou unidade do Vapt Vupt.

Os boletos do Detran-GO, só podem ser gerados através do site da autarquia ou pelo aplicativo. O órgão não se responsabiliza por boletos ou documentos gerados em outro domínio. O Detran-GO só utiliza dois tipos de documentos de cobrança: Documento Único de Cobrança (DUA) e o boleto, entregue na residência do proprietário ou gerado pelos serviços on-line citados acima. Além disso, os boletos possuem a logomarca do Detran-GO e o número da Caixa Econômica Federal.

Quando o proprietário do veículo paga um boleto falso, o dinheiro vai para uma conta de uma outra instituição financeira e os débitos permanecem em aberto, visto que não há nenhuma ligação com o Detran-GO. Até o momento, as reclamações recebidas são informais, porém, assim que houver uma queixa formal, a autarquia acionará a Polícia Civil para que o caso seja investigado.