À partir do ano que vem, proprietários de veículos que pagavam o IPVA e licenciamento de acordo com o final da placa, agora terão somente até o mês de maio para quitar os débitos com o Detran. A medida foi definida pela Secretaria de Finanças, para que o Estado possa adiantar a arrecadação.

Outra medida que envolve os donos de automóveis é que à partir dessa terça-feira (09), serviços como vistorias e transferências, só serão disponibilizados para quem não tiver débitos pendentes com o órgão. De acordo com o presidente do Detran, João Furtado, a medida visa localizar os mais de 300 mil veículos que estão irregulares.

Ele explica também que o fato não irá gerar gastos a mais para quem estiver com o automóvel regularizado: “O contribuinte que estiver ok não terá nenhum gasto extra, agora o contribuinte que tiver débitos terá que arcar. É só ele passar no Detran que será emitida a guia de recolhimento para ser paga”, declara.

Quem tiver mais de um automóvel em seu nome e tiver pendências em um e não no outro, também poderá ser impedido de realizar serviços no órgão. Isso porque a adimplência com o governo será verificada pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) e não pelo documento do veículo.

Além disso, os automóveis com mais de 10 anos de existência voltarão a pagar o IPVA. Apenas automóveis com mais de 15 anos agora é que receberão a isenção. Quem for proprietário de um veículos entre 10 e 15 anos deverá procurar o órgão para regularizar a nova situação.