O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realiza diversas ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito, que acontece até o próximo domingo (25), em todo o País.

Ouça a entrevista na íntegra: {mp3}Podcasts/2016/setembro/20/acidadefaladetran{/mp3}

Com o slogan, “Eu sou mais por um trânsito mais seguro”, a campanha busca a valorização da tecnologia para a segurança do compartilhamento das vias e a educação para o trânsito. Em entrevista ao jornalista Altair Tavaes no programa A Cidade Fala, da 730, o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, ressaltou o papel do cidadão para a mudança no trânsito.

“Nós entendemos que apesar das intervenções nas grandes cidades para a melhoria do trânsito, o papel do cidadão é fundamental para garantir a segurança do trânsito. O Detran é apenas o indutor desse processo. Se nós adotarmos a direção segura, temos a garantia de que o trânsito será mais gentil, a redução de óbitos vai acontecer e, acima de tudo, a gente vai poder fluir e conviver com os diversos atores que nós temos no trânsito: o ciclista, o motociclista, o pedestre e o veículo com maior tranquilidade”, destaca.

Ainda de acordo com o presidente do Detran, além das campanhas educativas para a conscientização da pessoas sobre o valor da vida, outras medidas estão sendo tomadas para se formar novos condutores.

“Desde as crianças na escola com o Detranzinho, onde a gente leva as informações básicas sobre as leis de trânsito, até a preocupação com as nossas auto-escolas, os instrutores, com as pistas que são utilizadas para retirar a carteira nacional de habilitação para que a gente possa ter melhores condutores na rua”, afirma.

O órgão criou um site com novas ferramentas, interatividade com as redes sociais e melhor acessibilidade a serviços que poderão ser solicitados 100% online. A página também contará com um assistente virtual que possibilitará esclarecer dúvidas e responder a questionamentos dos usuários. Segundo Manoel Xavier, a intenção desta tecnologia é agilizar o atendimento. Ele destaca os serviços.

“Troca de pontuação, alteração de endereço, inclusão de veículos novos e, gradativamente, nós queremos alcançar 70% dos serviços do Detran dentro da internet via online. Até dezembro a gente espera estar com 30% ou 40% dos serviços do Detran via internet”, conclui.

Com informações da repórter Bruna Moreira