Dez jovens aprendizes do programa “Jovem Trabalhador”, da Demà Jovem, embarcaram no domingo (16) para Barcelona, na Espanha, para vivenciarem um  intercâmbio socioeducacional. O programa é uma tecnologia da Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi) executada em parceria com o Governo do Tocantins para inserir jovens no mercado de trabalho.

Os jovens do interior tocantinense embarcaram para a Europa a partir de Palmas e relataram estar ansiosos e animados para a experiência. Um deles é o James Pereira, de 18 anos, que saiu de uma comunidade quilombola para a oportunidade que disse ser única em sua vida.

“Eu jamais pensei que fosse viajar para outro país, pois nunca tinha saído da minha região que é um Quilombo, na região da Chapada da Natividade, com quase 4 mil habitantes. Ter a oportunidade de participar de um intercâmbio como esse é maravilhoso. Vou realizar o sonho de todo estudante, fazer um intercâmbio internacional”, afirmou James.

Troca de experiências

Diretora-executiva do programa Jovem Trabalhador, Aline Ferreira destacou que os intercambistas terão a oportunidade de trocar experiências que terão impacto no crescimento pessoal de cada um, pois a viagem vai conectá-los com a riqueza cultural, histórica e social de Barcelona.

“Além do aprendizado, esses jovens voltam para o Brasil com um olhar global, vislumbrando possibilidades inimagináveis para suas vidas e carreiras, se tornando exemplos para a sociedade na qual estão inseridos”, disse. O roteiro da viagem inclui visitas à Sagrada Família, à Casa Batlló, passeios pelo centro histórico da cidade e encontros interculturais com jovens espanhóis e mais.

“Os jovens também vão conhecer o legado olímpico de Barcelona, participarão de workshops sobre sustentabilidade, e terão acesso a experiências imersivas, como o show de flamenco no Poble Espanyol, além de uma visita ao Mosteiro de Montserrat, um dos locais espirituais mais emblemáticos da Catalunha”, contou Aline. 

Viagem socioeducacional

A oportunidade de um intercâmbio socioeducacional agrega valores inimagináveis na vida dos jovens aprendizes. Em apenas dois anos em execução, o Jovem Trabalhador mostrou eficácia e se fez importante para o contexto socioeducacional do Tocantins.

“Essa iniciativa, que lançamos em maio de 2023, já é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil, conforme a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Temos orgulho deste projeto que proporciona esperança aos jovens em situação de vulnerabilidade, permitindo que sonhem com um futuro melhor e possam, de fato, torná-lo realidade”, afirmou Aline. 

Na Espanha, os dez jovens aprendizes selecionados vão participar de passeios culturais e de uma agenda oficial com integrantes do governo tocantinense, entre eles o governador Wanderlei Barbosa, a primeira dama Karynne Sotero e a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Cleizenir dos Santos.

Karynne Sotero pontuou que ir para Barcelona numa imersão educativa e cultural será algo inesquecível na vida dos jovens selecionados. “Isso muda toda a trajetória do jovem. Mas antes disso, eles já estão sendo transformados pela oportunidade de um emprego formal, de uma renda para ter as suas coisas e ajudarem as suas famílias. O Programa Jovem Trabalhador proporciona isso a eles e a milhares de jovens no Tocantins”, disse.

*Com FSB Comunicação

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: