Foto: Assessoria/Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia irá instituir o Dia da Consciência Negra como feriado municipal. A decisão veio após uma reunião entre o prefeito Iris Rezende, o presidente da câmara, Romário Policarpo, e a mãe da ex-vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco, Marinete Silva, o secretário municipal dos Direitos Humanos, Filemon Pereira e representantes do Movimento Negro Unificado. O encontro foi realizado nesta quarta-feira.

O prefeito Ires Rezende concordou com o projeto apresentado e acredita que ele será sancionado. Segundo Policarpo, a instituição Dia da Consciência Negra em Goiânia se justifica em função da necessidade de intensificação do debate das políticas afirmativas para negros e pardos. Policarpo acredita que a população goiana precisa se inserir de forma mais firme na discussão. Eles ainda discutiram a implantação do Museu da Consciência Negra na capital.

Na reunião, Iris e Policarpo determinaram que, em conjunto, as áreas técnicas do Legislativo e do Executivo devem atuar para a aprovação do projeto. Na prefeitura, as tratativas serão coordenadas pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Filemon Pereira.