Ser do bem faz bem, e nada melhor do que poder levar a alegria, proporcionando experiências fantásticas e momentos memoráveis a crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Esta semana busquei saber mais sobre esta super ação do Dia Nacional da Alegria que o Hot Park realizou no dia 28 de abril, na entrevista que fiz com o Munir Calaça, gerente de experiência e relações institucionais do Grupo Aviva / Rio Quente-Hot Park.

A Aviva é uma empresa que contempla o Resort Costa do Sauípe e o Rio Quente Resorts, e o grupo aproveitou este Dia Nacional da Alegria para promover um evento especial. Após dois anos de atraso devido à pandemia de Covid-19, o Dia da Alegria voltou com tudo, retomando uma tradição que vem de 2008, na qual todos os parques brasileiros abrem suas portas para receber crianças em situação de vulnerabilidade, seja por carência financeira, vítimas de maus-tratos e outras mazelas. A novidade deste ano foi a inclusão de um grupo crianças com autismo, tornando o evento mais inclusivo.

Munir Calaça me explicou que há toda uma preparação logística e de segurança especial para esse dia. “Apesar de ser um evento nacional, o grupo Aviva recebe cerca de 20% de todas essas crianças que participam do Dia Nacional da Alegria”, afirma. Pra se ter uma ideia, este ano os resorts do Grupo Aviva receberam cerca de 2500 crianças, oriundas de 43 instituições de 20 diferentes cidades. Achou muito? Em 2019, mais de 4 mil crianças entre 5 e 13 anos puderam se divertir nesse dia.

O transporte fica por conta das prefeituras e toda a alimentação é custeada pelo Grupo Aviva. Funcionários dos parques se voluntariam para acompanhar e servir essas crianças com seus monitores.

Mais projetos

A ideia do Dia Nacional da Alegria surgiu da Associação de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e hoje tem a participação de 30 empreendimentos país afora. O resultado foi tão positivo, que a associação criou o programa para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Em 2019, mais de 4,5 mil pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência estiveram nas instalações do Grupo Aviva para um dia especial.

É fácil ser voluntário no Dia Nacional da Alegria. Basta acessar o site do Grupo Aviva e se inscrever (na semana do evento). Depois, diz Munir, é só chegar na hora marcada para ajudar.

Até semana que vem, povo do bem!

Assista ao programa completo

Temas abordados