Aparecida de Goiânia divulga programação para o Dia Nacional da Consciência Negra (Foto: Divulgação) 

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado é comemorado em 20 de novembro e a data será repleta de atividades em Aparecida de Goiânia. A programação foi organizada pelas secretarias de Articulação Política e Educação e Cultura, e a comemoração será no Ginásio Antônio Alves Neto no setor Jardim Riviera, a partir das 8 horas.

Segundo a Prefeitura de Aparecida, as atividades expressará a importância da cultura afro-brasileira e africana para a comunidade. O Diretor de Cultura e Conselheiro de Igualdade Racial, João Batista, afirmou que o objetivo das atividades em comemoração a data é de fortalecer as políticas públicas de igualdade racial em Aparecida de Goiânia. “Vamos também abordar um debate sobre a luta de negros e negras, desde a construção do país até hoje”, comentou João Batista.

Entre as atividades estão apresentação de batuques, roda de capoeira, oficinas, sarau Afro Cultural, apresentações culturais e trançagem de cabelo africana. Serão apresentados trabalhos desenvolvidos nas Escolas Municipais sobre o tema da Consciência Negra durante todo o ano letivo. “ Com o objetivo de resgatar a cultura que tem sido cada vez mais esquecida, as pessoas precisam a saber quem criou o Brasil”, destacou João Batista. Os trabalhos são referentes a história da África no Brasil.

Confira a programação completa:

Manhã

08h Abertura (Cmei Olaides Bonifacio Municipal);

09h Lançamento da Musica “Consciência” (Ricardo Oliveira);

09h30 Apresentação Centro de Referencia Quilombola (Danças Tradicionais);

10h Roda de Capoeira;

10h30 Apresentação de trabalhos escolares (Escolas Estaduais);

11h Encerramento 1ª Etapa (Oficinas); 

Tarde

13h Abertura (Casa de Música – Orquestra Africana)

14h Apresentação de trabalhos escolares (Escolas Municipais)

15h Sarau Afro;

16h Batuque;

16h30 Encerramento 2ª Etapa (Discotecagem);