Depois de uma goleada pouco convincente sobre o Asa-AL na última rodada, o Goiás foi à Natal, enfrentar o ABC, e deu claras mostras de que terá dificuldades na busca do retorno à elite do futebol brasileiro. Com uma defesa confusa e um ataque pouco eficiente, o time goiano caiu diante do time potiguar e deixou o G-4 da Série B.

O alviverde teve poucas chances e viu o ABC ser soberano durante a maior parte do jogo. Prova disso é que o primeiro chute a gol esmeraldino foi só após os 20 minutos da segunda etapa.

Nego e Marcelo Bombinha marcaram os gols do time alagoano que assume temporariamente a ponta da competição.

Jogo de um time só

Em casa, o ABC se impôs desde o início da partida e o Goiás teve muitas dificuldades para conter a pressão do time potiguar. O goleiro Harlei, voltando de contusão, foi obrigado a trabalhar muito, se tornando um dos destaques da partida, sobretudo no primeiro tempo.

Com menos de um minuto, Rafael Toloi saiu mal e perdeu a bola para Nêgo, que saiu sozinho na frente do gol e bateu forte. Harlei espalmou e a bola ainda tocou a trave antes de sair pela linha de fundo.

Aos nove minutos, o time da casa assustou novamente. Nêgo, desta vez, arriscou de fora da área. A bola explodiu no peito do goleiro Harlei.

Com um toque de bola rápido, o time potiguar mal deixava o Goiás respirar. No ataque, Malaquias e Nêgo davam muito trabalho à defesa esmeraldina, que, por muitas vezes, bateu cabeça. Aos 24 minutos, Cascata apareceu sozinho pela esquerda, driblou a marcação e bateu para o gol. Harlei apareceu bem e cortou com o pé.

No entanto, foi aos 46 minutos, no final da primeira etapa, que o goleiro do time goiano fez sua defesa mais difícil. Em cobrança de falta, Malaquias mandou um forte tiro e o goleiro goiano, mais uma vez, fez uma grande defesa.

Mal na defesa, pior no ataque

A tônica no segundo tempo de partida não mudou. O time da casa seguiu pressionando o Goiás, que tinha dificuldades em encaixar um contra-ataque e não apresentava criatividade alguma no meio-campo. Atrás, a defesa, insegura, dava brechas para o ataque potiguar. Aos seis minutos, novamente Rafael Toloi perdeu a bola, desta vez para Malaquias. Ele driblou o goleiro Harlei, mas se enrolou e perdeu uma chance incrível de abrir o placar.

Quatro minutos depois, a zaga esmeraldina facilitou de novo… e o ABC aproveitou. Depois de uma confusão na área, a zaga não conseguiu cortar e a bola sobrou para Nêgo, que mandou de perna esquerda para as redes. Marcão, dentro do gol, ainda tentou afastar, mas a bola bateu em seu corpo e balançou as redes: 1 a 0.

O jogo era de um time só. Aos 14 minutos, Renatinho partiu com liberdade pela esquerda e passou por Oziel. Sem recursos, o jogador deu um carrinho, de fora da área e derrubou o atleta. O árbitro, equivocadamente, assinalou pênalti e deu o segundo amarelo para o ala, que foi expulso de campo. Elionar Bombinha cobrou a penalidade no canto direito e mandou para as redes. 2 a 0.

Se já não fosse fácil o bastante para o time da casa, o Goiás ainda fazia questão de ajudar. Aos 24, em outro erro da zaga esmeraldina, Valmir Lucas deu a bola de presente para Bombinha. Ele avançou, parou na frente do goleiro Harlei e tocou para trás, servindo Malaquias, que perdeu o gol.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, o time goiano teve a sua primeira chance, que só provou que a noite não seria verde. Depois de uma cobrança de falta, o goleiro do ABC rebateu mal. A bola sobrou para Ernando, sem goleiro. Ele tocou para o gol, a bola beijou a trave, atravessou a linha e saiu para a linha de fundo. Inacreditável.

Três minutos depois, o time goiano chegou novamente em boas condições. Diniz, na cara do goleiro, tocou de perna esquerda e Wellington defendeu.

Aos 45 minutos, a última chance verde de descontar também não foi aproveitada. Marcelo Costa levantou na área, o goleiro saiu mal e Amaral cabeceou para fora.

FICHA TÉCNICA-ABC-RN 2 x 0 GOIÁS

Local:  Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 07 de junho de 2011, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: João Bosco Satiro da Nóbrega (PB)
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Broney Machado (Ambos da PB)
Cartões amarelos: Bileu e Basílio (ABC-RN); Guto, Marcão, Oziel e Digão (Goiás)

Cartão vermelho: Oziel (Goiás)

GOLS: ABC-RN: Nego, aos 11min do segundo tempo, e Elionar Bombinha, aos 15min do segundo tempo

ABC-RN: Wellington; Nego, Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar; Basílio, Marcus Vinícius, Bileu (Ricardo Oliveira) e Cascata (Diego Barboza); Malaquias e Elionar Bombina
Técnico: Leandro Campos

GOIÁS: Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Marcão (Valmir Lucas); Oziel, Amaral, Diniz (Robert), Marcelo Costa e Digão; Felipe Amorim e Guto (Gugo)
Técnico: Artur Neto