No final da década de 90 quando a tabela do futebol goiano e nacional era divulgada, o torcedor já procurava as datas dos clássicos entre Goiás e Vila Nova. Um dos motivos tem nome e sobrenome: Elpídio Barbosa Conceição, mais conhecido como Dill ou até mesmo “o cara que tinha estrela contra o Vila”.

Revelado nas categorias de base da equipe esmeraldina, o ex-atacante conquistou seis títulos goianos com a camisa do Verdão, sendo cinco de forma consecutiva: 1996 a 2000, ano que foi vice-artilheiro do Brasileirão, com 20 gols e também entrou para a história do Campeonato Goiano marcando 29 gols, se tornando o maior goleador do clube competição. Recorde que ainda não foi superado por nenhum goleador esmeraldino.

A HISTÓRIA

Embora seja um goiano de coração, Dill chegou ainda pequeno na cidade de Brasília-DF, vindo de São Luis-MA de onde seus pais partiram em busca de uma vida melhor. Ao mesmo tempo, crescia seu amor pelo futebol. Por muito pouco quase não foi captado pelo futsal. Aproveitou a velocidade que o esporte lhe oferecia para se destacar nos gramados. Tanto que no seu primeiro teste no Goiás, ele marcou seis gols, conforme relatou em entrevista especial ao Futebol de Goyaz.

A falta de moradia o impediu de ficar em Goiânia, mas no ano seguinte, depois de testes no futebol carioca, voltou ao Goiás onde ficou de uma vez. A sequência do pentacampeonato goiano, mesmo com altos e baixos, não foi conquistado no banco de reservas. Dill foi titular no Verdão de 96 até 2000, onde celebrou, também, o título do Campeonato Brasileiro Série B, em 1999.

O RIVAL

Dill relatou ao Futebol de Goyaz, que apesar da rivalidade com o Vila Nova crescer no final da década de 90, os clássicos nas categorias de base já eram quentes, com direito aos estádios lotados. O que, diretamente, deixava o clima, em partidas contra o rival, a flor da pele todas às vezes que entrava em campo.

O ano de 1999 sempre estará na memória do fã de futebol. Muito por conta da penúltima rodada do quadrangular final da Série B, quando, com gol do ex-atacante, o Goiás superou por 1 a 0, o Tigrão e de quebra garantiu o acesso à elite brasileira do ano seguinte.

Para o ídolo esmeraldino aquele jogo, assim como a partida contra o Fluminense (3×3), válida pelo nacional de 2000, foram os confrontos mais marcantes da carreira do ex-atacante. As arquibancadas do Serra Dourada pulsavam emoção, com direito a gritos de “Dill, Dill, Dill…”.

FICHA TÉCNICA

Nome: Elpídio Barbosa Conceição

Idade: 42 anosPosição: atacante

Naturalidade: São Luís-MA Altura: 1,68 cmPeso: 72 kg

Títulos coletivos:Campeonato Goiano: 1994; 1996, 1997; 1998; 1999; 2000 (Goiás)

Campeonato Brasileiro – Série B: 1999 (Goiás)

Campeonato Paulista: 2002 (São Paulo)

Partidas disputadas: 133Vitórias: 60Empates: 32Derrotas: 41Gols marcados: 51

Fonte: Futebol de Goyaz e Suas Histórias