(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/758850286&color=%23fa2f00&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Cerca de 2 milhões de pedidos de benefícios estão à espera de análise pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil. Segundo o diretor do Instituto Goiano de Direito Previdenciário (IGDP), Fernando Pessoa, a situação em Goiás não é diferente, apesar de não ter o número exato de pedidos em espera no Estado. “Alguns benefícios estão aguardando há oito meses, dez meses”, confirma sobre a demora e reconhece que algumas pessoas que precisam da resposta do INSS, estão sendo prejudicadas pelo tempo excessivo.

A lei determina que o parecer de uma pessoa no INSS tem que sair em até 45 dias. Após o resultado positivo ou negativo, a o requerente pode entrar com um recurso no próprio INSS, mas, sem a decisão, não é possível fazer a apelação. Já a justiça pode ser acionada após o fim do prazo, pois entende a falta de resposta como indeferimento e permite que a pessoa peça o benefício na Justiça. “Inclusive, é um reflexo desse problema. As ações judiciais nos últimos três meses aumentaram de forma significativa”, declara.

A contratação de militares foi autorizada para o auxílio de servidores do INSS para tentar resolver esses problemas. Fernando, porém, vê com ressalvas essa medida. “Se a gente tem a possibilidade de contratar ex-servidores, servidores inativos, por que não contratar servidores inativos da própria Previdência?”, questiona o diretor do IGDP, que argumenta que a experiência destes servidores pode ajudar no processo.

Apesar da demora, Fernando esclarece que a pessoa não vai ter prejuízo financeiro, já que o INSS paga o benefício a partir do momento que a pessoa faz o requerimento. Sobre as aposentadorias, Fernando alega que não é possível saber se alguma já foi concedida com as novas regras, mas que, com ele, nenhum foi liberado.

Assista ao Manhã Sagres:

{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsagres730%2Fvideos%2F196652528117671%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}