Qual a solução para mudar o patamar do Vila Nova Futebol Clube nos próximos anos? Pra muitos, subir para a primeira divisão e garantir uma boa cota de televisão pode ser uma saída, mas uma grande negociação pode ser um passo importante. Dessa forma pensa o atual diretor das categorias de base do clube, Olímpio Jayme Neto.

Em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes na última segunda-feira (26), o dirigente explicou porque o clube prefere espalhar jogadores por vários do clubes do Brasil em vez utilizá-los nas categorias de base e depois no profissional.

“A gente não consegue abraçar o mundo. Claro que gostaríamos de abastecer o profissional antes de fazer essas negociações, porém os clubes que hoje mudaram de patamar, conseguiram por causa de negociações de base. Então visando isso, aí que entramos com as negociações dos jogadores mais novos sempre garantindo bons percentuais futuros”, destacou o dirigente, que vê em grandes centros do futebol brasileiro, uma vitrine mais vantajosa para negociações futuras.

“Compensa mais para o Vila ter 20, 30 ou 40% de um jogador no São Paulo ou Palmeiras do que 100% dele aqui no clube. A gente sabe que as vendas que esses clubes vão fazer são bem melhores. Pega o Palmeiras e a venda do Endrick. Tem o Flamengo, que mudou seu patamar com as vendas do Vinícius Júnior, Paquetá e companhia”, completou Olímpio, que também utilizou o Mirassol, time considerado pequeno em São Paulo, como exemplo.

“Temos de entender nossa realidade, nosso mercado e espelhar em casos que já deram certo. Por exemplo, o Mirassol que era um clube “morto” no interior de São Paulo e hoje já está na Série B, conseguiu acertar a venda de um jogador que eles tinham negociado um percentual com o São Paulo – meia Luiz Araújo vendido ao Lille, da França, em 2017 – então o Mirassol tinha 30%, pegou R$ 7 milhões. O Vila nunca teve uma venda assim. Nntão são exemplos de clubes que nunca conseguiriam fazer vendas de milhões, mas que garantiram um percentual de vitrine real”.

Davi

De acordo com Olímpio Jayme, a projeção é que em sete anos o Vila Nova consiga “excelentes resultados” com o trabalho que começou em 2020, mas que foi prejudicado por causa da pandemia e passou a ser executado em 2021. São vários jogadores espalhados pelo Brasil, um deles, o atacante Davi, 14 anos, que hoje atua no Athletico-PR.

“Ele é artilheiro de tudo lá. Um menino que já tem um salário muito maior para o padrão da categoria, que já tem um contrato com a maior fornecedora de material esportivo do mundo. Ele estava aqui, com proposta de vários clubes, e conseguimos colocá-lo no Athletico-PR garantindo um percentual de 40% dos direitos econômicos. O Furacão tem 60%, mas são eles que assumem toda a formação, pagamento de salário, alojamento e o custo para o Vila Nova é zero”, detalhou Olímpio.

Em contato da reportagem da Sagres com Olímpio Jayme Neto, o dirigente passou uma lista de jogadores das categorias de base que foram negociados com outros clubes em 2022. Em todos os casos, o Vila Nova tem um percentual dos direitos econômicos para negociações futuras.

Na lista, dois atletas, como o volante Gustavo Assunção e o atacante atacante Garcia, foram negociados com o Atlético Clube Goianiense. De acordo com Olímpio Jayme, as vezes o torcedor do Vila pode não entender a negociação com rival, mas tem um motivo.

“É porque o Atlético é o único time de Goiás que pelo ranking disputa o Brasileiro Sub-20. Então a gente manda alguns jogadores pra lá, igual a gente já mandou o Daniel, um atacante que nasceu em 2004, hoje com 18 anos. Ele foi artilheiro do Atlético no ano passado, tanto no Brasileiro Sub-17, quanto no Brasileiro Sub-20, mas depois ele machucou”, finalizou.

Confira a lista dos jogadores negociados pelo Vila Nova

Davi – atacante – CAP / 14 anos
Lucas Onecino – Meia – CAP / 15 anos
Leandro – Volante – CAP / 17 anos
João Victor Santos – Atacante – Santos / 15 anos
Markel – Goleiro – CAM / 14 anos
João Caixeta – Atacante – CAM / 15 anos
Vitor Graziani – Volante – CAM / 19 anos
Saymon – Atacante – BARRA SC (Clube do Hoffenheim no Brasil) / 18 anos
Garcia – Atacante – Atletico GO / 18 anos
Gustavo Assunção – Volante – Atlético GO / 19 anos
Gustavo Valadares – Atacante – SPFC / 13 anos

Em detalhes finais, mais 4 jogadores devem ter a negociação concretizada ainda esse ano

1 Lateral direito = Palmeiras
1 volante = SPFC
1 atacante = CAM
1 Zagueiro = Internacional

Leia mais