Historicamente, o Goiás sempre revelou muitos jogadores. Nos últimos anos, a maioria dos jogadores que foram aproveitados no time profissional eram defensores, como Rafael Toloi, Ernando, Amaral, Valmir Lucas e Thiago Mendes. Laterais, meias e atacantes foram exceções, casos de Douglas e Felipe Amorim.
O superintendente de futebol do clube, Marcelo Segurado, afirma que os jogadores estavam chegando muito imaturos no time profissional. Por isto, o clube optou pela criação de uma equipe B, para que os atletas oriundos da base façam uma transição antes de chegar ao elenco principal. Nesta temporada, o Goiás B disputou o Campeonato Brasileiro da Série D pela Aparecidense.
De acordo com Segurado, jogar uma competição nacional foi mais importante para os jogadores oriundos da base, do que ficar apenas treinando com os profissionais. “Eles estão muito mais preparados para a próxima temporada,” opina o dirigente. O zagueiro Pedro Henrique, o meia Clayton e o atacante Assuério já foram reintegrados ao elenco de Enderson Moreira.
O dirigente esmeraldino revela que no ano que vem, o Goiás manterá a equipe B, provavelmente atuando pela Aparecidense. Além das competições oficiais, o time deve fazer amistosos no interior do próprio Estado e em estados vizinhos, até para que o clube possa encontrar outros jogadores.