Classificado para as quartas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Goiás Esporte Clube encara o Sport, nesta quarta-feira (18), às 18:20, em Araraquara. A campanha esmeraldina em 2023 é a melhor desde que foi finalista em 2013 e perdeu a final para o Santos. Responsável pelas categorias de base do clube, Eduardo Pinheiro, ressaltou que o time é “novo” para a categoria sub-20.

“Primeira vez que chegamos com um time tão novo. Quando fomos pra final em 2013, a maioria estava no último ano de sub-20. O nosso time atual tem pelo menos mais dois anos na categoria”, disse o gestor da base esmeraldina em entrevista para o canal Sintonia Esmeraldina, no YouTube.

Com nove meses no comando das categorias de base do Verdão, Eduardo Pinheiro não escondeu a satisfação com o desempenho da equipe, que tem conquistado os resultados “jogando futebol”.

“O mais legal é como estão sendo as vitórias, “jogando futebol”. Todo mundo pelo Brasil elogiando a equipe coletivamente. Se tivesse ganhando na retranca, no desespero, eu não estaria tão contente como agora”, comemorou Eduardo, que não destacou individualmente algum jogador para servir o profissional, porém encheu de elogios o meia-atacante Pedrinho, que chegou a ter chances no time principal no ano passado, destaque na atual Copa São Paulo com quatro gols marcados.

“Na minha opinião, ele faz as quatro funções na frente. Pode jogar pelos lados, meia-atacante e centroavante. Comparo o Pedrinho com o Claudinho, ex-Bragantino, hoje no Zenit, da Rússia, Como uma meia-atacante, acho que ele tem um desempenho melhor”.

Na entrevista, Eduardo Pinheiro também revelou que acertou com um goleiro de 17 anos de um time da Copa São Paulo, e que criou uma seleção com profissionais da base do Goiás para assistir os jogos do torneio e avaliar jogadores de outros clubes que podem ser contratados.

“Fiz uma seleção com sete profissionais do Goiás pra acompanhar todos os jogos da Copinha, tudo on-line. Todos jogos ficam salvos com estatísticas dos atletas. São muitas ferramentas para poder acompanhar”.

Mário Henrique

Contratado no ano passado para o sub-17, o técnico Mário Henrique assumiu a equipe sub-20 no lugar de Célio Lúcio, demitido do Goiás após perda da Copa Goiás em novembro de 2022. Segundo Eduardo Pinheiro, o vice-presidente Harlei Menezes, foi quem indicou o profissional.

“Foi uma escolha minha e do Harlei junto com o presidente. O Harlei já conhecia o Mário Henrique no Cruzeiro, pois são amigos de infância, já que o pai do Mário foi técnico do Harlei no Comercial. Ele fez um belo trabalho no Cruzeiro e veio para o Goiás pela amizade que tem com o Harlei, porque ele é renomado no mercado, com bons trabalhos”.

Reclamação

Mesmo satisfeito com o desempenho do Goiás na Copa São Paulo, Eduardo Pinheiro reclamou da Federação Paulista de Futebol na manhã desta terça-feira (17). A entidade marcou jogo contra o Sport em Araraquara, o que desagradou o dirigente.

“E vamos pegar a estrada novamente. Nosso jogo contra o Sport será amanhã, 18/1, às 18:20, em Araraquara.4 horas de ônibus e 48 de descanso”, escreveu o dirigente.

Leia mais

Atlético ganha mais seis opções para a sequência de 2023

Michael ex-Goiás vai jogar ao lado de Cristiano Ronaldo e contra Lionel Messi

Grêmio Anápolis contrata ex-técnico do Goiás Esporte Clube