Em conselho técnico realizado nesta quinta-feira (27) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, foi divulgada a tabela do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020, que acontece entre os dias 3 de maio e 6 de dezembro. Neste ano, o futebol goiano estará representado por dois clubes, Atlético e Goiás, que dividem as atenções na primeira divisão do futebol brasileiro depois de dez anos.

Enquanto o Goiás novamente começa o campeonato em casa contra o São Paulo, o Atlético visita o Corinthians na capital paulista. As equipes goianas seguem com parada dura na segunda rodada, uma vez que o time de Campinas recebe o Flamengo em Goiânia, enquanto a equipe da Serrinha visita o Athletico em Curitiba. O clássico do estado de Goiás acontece já na quinta rodada, com mando de campo esmeraldino.

Na era dos pontos corridos, o encontro local aconteceu somente uma vez, em 2010. Na ocasião, o Atlético se safou do rebaixamento na última rodada, quando empatou com o Vitória fora de casa, no Barradão, em Salvador. Também empatado com o time baiano na pontuação, conseguiu a permanência, na 16ª posição com 42 pontos, pelo número de vitórias superior (11 contra 9). Diferente do Goiás, rebaixado na 19ª colocação, com 33 pontos.

(Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)

Se o Atlético enfrenta o Flamengo já na segunda partida da competição, jogo que será realizado em Goiânia na segunda semana de maio, o Goiás primeira terá que visitar o atual campeão brasileiro na 11ª rodada no final de junho. No segundo turno, os rubro-negros viajam para o Rio de Janeiro no final de agosto, pela 21ª rodada. Já os esmeraldinos recebem os cariocas na 30ª rodada em casa no final de outubro.

De olho nas decisões do campeonato, com a reta final sempre determinantes no formato de pontos corridos, o Atlético encerra seus turnos contra o Coritiba, time que subiu junto da Série B em 2019. No primeiro turno, joga na capital paranaense no meio de setembro, enquanto fecha o returno em casa no dia 6 de dezembro. Por sua vez, o Goiás recebe o Vasco da Gama na 19ª rodada e encerra seu ano no Rio de Janeiro no 38º jogo.

Confira as cinco primeiras rodadas de Atlético e Goiás (datas e horários a serem confirmados):

Atlético
1ª rodada: Corinthians (fora; dia 2, 3, 4 ou 5 de maio)
2ª rodada: Flamengo (casa; dia 9, 10 ou 11 de maio)
3ª rodada: Sport (casa; dia 16, 17 ou 18 de maio)
4ª rodada: Internacional (fora; dia 23, 24 ou 25 de maio)
5ª rodada: Goiás (fora; dia 30 ou 31 de maio)

Confira a tabela completa do Atlético-GO na Série A: clique aqui.

Goiás
1ª rodada: São Paulo (casa; dia 2, 3, 4 ou 5 de maio)
2ª rodada: Athletico-PR (fora; dia 9, 10 ou 11 de maio)
3ª rodada: Palmeiras (fora; dia 16, 17 ou 18 de maio)
4ª rodada: Fortaleza (casa; dia 23, 24 ou 25 de maio)
5ª rodada: Atlético-GO (casa; dia 30 ou 31 de maio)

Confira a tabela completa do Goiás na Série A: clique aqui.

No conselho técnico, segundo informações do UOL Esporte, os clubes aprovaram o fim da venda do mando de campo. Ou seja, os jogos da equipe mandante não poderão ser realizados em lugares fora do estado. Entre os dirigentes que se posicionaram de forma contrária à medida esteve o presidente executivo do Atlético, Adson Batista.

Nesta temporada, as partidas em Goiânia acontecerão nos estádios particulares dos clubes, Antônio Accioly, do Atlético, e Hailé Pinheiro, do Goiás, que já passam por obras para se adaptaram às exigências da CBF. Os estádios públicos, Serra Dourada e Olímpico, também deverão ser utilizados pelos clubes. O palco maior do futebol goiano, inclusive, receberá nova iluminação.

Durante a reunião, que antecedeu a divulgação da tabela da competição, também ficou definido que o limite de jogadores inscritos reduziu de 45 para 40 atletas, enquanto substituições na lista original podem ser efetuadas até agosto. A CBF ainda propôs o debate do limite de troca de treinadores, rejeitado sumariamente pelos dirigentes.