Posse do novo secretário de Cultura Adriano Baldy (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cultura do Estado de Goiás tem um novo titular. Em evento no palácio Pedro Ludovico Teixeira, nesta sexta-feira (29), o Governador Ronaldo Caiado empossou o administrador de empresas e, até então secretário de desenvolvimento econômico de Anápolis, Adriano Baldy.

Irmão do ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, Adriano assume o lugar de Edvaldo Lourenço de Oliveira, que foi exonerado do cargo. O Governador Ronaldo Caiado explica os motivos da alteração. “Pela competência e a capacidade de produzir na área da Cultura, como também de integrar Cultura com todas as outras secretarias do Estado, é o fator determinante para nós podermos avançar nessa área”, afirmou.

Sobre a chegada à Secretaria de Cultura, Adriano Baldy projetou as suas primeiras ações à frente da pasta. “Sou um entusiasta, motivado pelo empreendedorismo, trabalhando com inovação”, disse. “Vamos trabalhar na área da economia criativa, em seus diversos aspectos, trazendo todas esses segmento cultural, aquelas pessoas que trouxeram cultura de Goiás até esse momento, então a gente vem com muita motivação para poder trazer todo esse empreendedorismo”, completou.

Logo na posse, o novo secretário já foi perguntado se pretende resgatar projetos que estão parados, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de cinema, o Fica. “Podemos garantir que vamos trabalhar fortemente a partir de segunda-feira, com projetos relevantes no Estado de Goiás, mantendo tudo aquilo que já foi feito e vamos fazer novos projetos através das verbas federais”.

A chegada de Adriano Baldy para a Secretaria de Cultura marca o processo de adesão do Progressistas ao governo do Estado, conforme explicou o presidente regional da sigla Alexandre Baldy. “O diálogo e a tratativa com Governador Ronaldo Caiado para contribuir com o estado de Goiás sempre houve, apoiamos e ajudamos para que o governo pudesse ser exitoso e bem-sucedido em todas as suas políticas, educacionais, saúde, culturais e esportivas, em todas as áreas para que nós pudéssemos ajudar o governo Caiado”, ressaltou.

A alteração na Secretaria de Cultura foi a 12ª mudança do primeiro escalão de Ronaldo Caiado, desde que assumiu o Governo do Estado no início do ano.

*Reportagem de Rafael Bessa