Novo presidente do Uruguai, Lacalle Pou tomará posse dia 1º de março (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

No Sagres Internacional #45, o tema principal é os desafios do novo governo no Uruguai. O senador do Partido Nacional, de centro-direita, Luis Lacalle Pou será o próximo presidente do país, depois que números apresentados pela contagem secundária realizada pela Corte Eleitoral do país indicaram sua vitória no segundo turno. A posse será em 1º de março de 2020.

Com a vitória de Lacalle Pou sobre Daniel Martínez, pela primeira vez em 15 anos, a coalizão Frente Ampla, de esquerda, formada pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica e pelo atual presidente Tabaré Vázquez, fica fora do poder.

Saiba mais

Emmanuel Macron encara crise interna e conflito com presidente da Turquia

Cerca de mil agricultores da França organizaram uma manifestação em Paris para protestar contra políticas do governo que, segundo eles, ameaçam a atividade agrícola no país.

Além disso, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, criticou o líder da França, Emmanuel Macron, depois que o francês afirmou que a Otan está em “estado de morte cerebral”. Erdogan respondeu no mesmo tom e disse que é Macron que está em estado de morte cerebral.

China responde à lei dos EUA de apoio a Hong Kong e aumenta tensão na Ásia

As bolsas asiáticas fecharam em baixa por conta da tensão gerada entre investidores por um tema que está no radar há meses: a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Desta vez, há de fato uma novidade no caminho.

Bolívia retoma relações com Israel em novos passos da política externa do governo interino de Jeanine Áñez

Sob comando da presidente interina Jeanine Áñez, a Bolívia anunciou o  restabelecimento das relações diplomáticas com Israel. O contato com o país do Oriente Médio estava rompido desde 2009, ainda sob o governo de Evo Morales.

Primeiro-ministro do Iraque renuncia em meio a protestos

O primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, disse que vai apresentar sua renúncia ao Parlamento para que os parlamentares possam escolher um novo governo, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

A decisão de Abdul Mahdi foi uma resposta a um pedido de mudança de liderança feito pelo principal clérigo xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani, segundo o comunicado.

A música mais tocada nas paradas da Bielorrússia.

Músico russo de 27 anos, de hip hop e música eletrônica, da região de Ecaterimburgo. Danil Prytkov, participante da 2ª temporada do programa “Songs” na TNT.

Ouça mais

Sagres Internacional #44 | 1969: 50 anos do 12º álbum dos Beatles, Abbey Road e a histórica eleição de Richard Nixon nos EUA

Sagres Internacional #43: A história por trás da crise na Bolívia

Sagres Internacional #42 | Berlim: 30 anos após queda de muro, divisões ainda permanecem

Confira mais