O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, divulgou uma mensagem para marcar o Dia Internacional da Diversidade Biológica que é celebrado anualmente no dia 22 de maio. Desde 1992, a data marca a importância de proteger e conservar a biodiversidade do planeta, que Guterres apontou como o pilar da humanidade. “A biodiversidade é a base da vida e um pilar essencial do desenvolvimento sustentável”, escreveu.
O tema da campanha deste ano é “Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável” e visa sensibilizar as pessoas a cuidarem da fauna, flora e ecossistemas do planeta. Na mensagem, o secretário-geral da ONU apontou que a biodiversidade está sendo destruída rapidamente, sobretudo pela exploração sem controle que fazemos dos bens dispostos na natureza.

“A humanidade está destruindo a biodiversidade a um ritmo alarmante – resultado da poluição, da crise climática, da destruição dos ecossistemas e, em última análise, de interesses de curto prazo que alimentam a exploração insustentável do nosso mundo natural”, afirmou.
Compromissos pela biodiversidade
Guterres destacou que a perda da biodiversidade é um desafio global e pontuou que nenhum país deve enfrentar esse desafio sozinho. Preocupado com o desenvolvimento sustentável, analisou que não é possível que as nações prosperem sem ela, pois é a biodiversidade que define o planeta Terra.
“À medida que prosseguimos os nossos esforços de desenvolvimento sustentável, devemos transformar os nossos modelos de produção e de consumo e rever o valor que atribuímos à natureza”, disse. “Precisamos de políticas, de regulamentação e de incentivos que promovam modos de vida sustentáveis e economias verdes e resilientes”.

Nesse sentido, afirmou que cumprir compromissos firmados como o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal – estratégia mundial para travar e inverter a perda de biodiversidade – e consolidar as ações da 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 16), realizada no ano passado em Cali, na Colômbia, são implicações desses esforços, sobretudo de mobilização financeira e operacionalização das ações.
“Como recorda o tema deste ano, viver em “harmonia com a natureza e o desenvolvimento sustentável” é o caminho da humanidade para um mundo melhor para todas as pessoas. Sigamo-lo, em conjunto”, finalizou.
Confira a mensagem de António Guterres para o Dia Internacional da Biodiversidade 2025
A biodiversidade é a base da vida e um pilar essencial do desenvolvimento sustentável.
Todavia, a humanidade está destruindo a biodiversidade a um ritmo alarmante – resultado da poluição, da crise climática, da destruição dos ecossistemas e, em última análise, de interesses de curto prazo que alimentam a exploração insustentável do nosso mundo natural.
A perda de biodiversidade é um desafio global. Nenhum país, por mais rico ou poderoso que seja, pode enfrentá-lo sozinho. E nenhum país pode prosperar sem a biodiversidade que define o nosso planeta.

À medida que prosseguimos os nossos esforços de desenvolvimento sustentável, devemos transformar os nossos modelos de produção e de consumo, rever o valor que atribuímos à natureza e cumprir o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal – a estratégia mundial para travar e inverter a perda de biodiversidade. Precisamos de políticas, de regulamentação e de incentivos que promovam modos de vida sustentáveis e economias verdes e resilientes.
Isso implica que os governos consolidem os progressos alcançados na CDB COP 16, nomeadamente através da mobilização de financiamento nacional e internacional, bem como da reorientação dos subsídios públicos e dos fluxos financeiros para longe de atividades prejudiciais à natureza. Implica também a implementação, por parte dos países, de Estratégias e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade que operacionalizem o Quadro, combatam as desigualdades, promovam o desenvolvimento sustentável, respeitem o conhecimento tradicional e capacitem mulheres, raparigas, povos indígenas e outros grupos.
Como recorda o tema deste ano, viver em “harmonia com a natureza e o desenvolvimento sustentável” é o caminho da humanidade para um mundo melhor para todas as pessoas. Sigamo-lo, em conjunto.
*Com Nações Unidas Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: