Nunca usei minha função para propagar a derrocada nem para promover o controle popular através da sustentação de esperança que a lógica aponta inexistente. Sempre busquei o equilíbrio e analisei os fatos com leitura do que eles apresentam e neste momento preciso dizer para a torcida do Atlético-GO que o rebaixamento é uma tragédia na vida atleticana.

Leia também: Eduardo Souza lamenta empate no Castelão lotado e pede foco no Athletico-PR: ”Temos que mudar esse retrospecto”

Menos dinheiro, menos prestígio e jogos contra times de expressão baixa – os de grande expressão jogam a Série A. Mas a situação vista cientificamente, dentro da lógica do futebol aponta para esperança de manutenção, mesmo com o time não dando conta de vencer o Fortaleza no último domingo. É pequena, mas ainda há chance.

O Atlético-GO disputa com o Cuiabá e Ceará as duas últimas vagas para o rebaixamento: Avaí e Juventude já caíram. O Cuiabá tem 38 pontos, quatro a mais do que os outros dois. Como faltam apenas dois jogos para cada equipe, temos seis pontos em disputa. Nesta circunstância é fundamental avaliar a situação dos adversários de cada uma destas três equipes para apontar quem tem mais chance para ser degolado.

O Cuiabá ainda joga com o Atlético-MG, fora de casa, e Corinthians, em casa. Dois times que ainda disputam melhor posição na tabela – ambos gigantes no futebol brasileiro. Com mais uma vitória o Cuiabá se salva. O problema é a conquista desta vitória. Mas dos três desesperados, o clube cuiabano é o único que depende apenas de si mesmo.

O Ceará, com seus 34 pontos, tem a melhor oportunidade entre os três. Seus dois adversários já estão rebaixados: Avaí, em casa, e Juventude, fora. Mas aqui é preciso avaliar o futebol que o clube cearense vem apresentando, que acaba gerando a desconfiança e o fenômeno da mala branca, que é o dinheiro que Atlético-GO e Cuiabá devem oferecer para os jogadores dos dois times rebaixados para buscar a vitória e se existe uma coisa que faz time ruim jogar bem, esta coisa é o dinheiro.

Para permanecer o Ceará precisa vencer os dois jogos e torcer por tropeços do Cuiabá e do Atlético-GO, que tem duas pedreiras pela frente: Athletico-PR em casa e América-MG fora. Ambos lutando por melhor posicionamento na tabela. Ao contrário do Ceará, o Atlético-GO vem jogando bem e aí está a esperança atleticana. Além de quebrar as duas pedreiras, o Atlético-GO precisa torcer para tropeços do Ceará e Cuiabá. O Atlético-GO tem a situação mais complicada dos três, mas enquanto há vida, há esperança.