Os alunos da rede municipal de Itumbiara poderão almoçar nas escolas durante as férias após pedido, feito pelos pais, ser acatado pela prefeitura. Em entrevista à Sagres, o prefeito de Itumbiara, Dione José de Araújo, definiu a medida como urgente e explicou que os familiares dos alunos também poderão ter acesso a alimentação. “Aquele estudante que tem um irmão que esteja na creche, que precisa do alimento poderá fazer o cadastramento e também ir até à escola para merendar”.

Para se cadastrar o pai do aluno deve entrar em contato com a escola que o filho estuda. A ação será realizada até o dia 29 de julho e a refeição será servida entre às 11h e às 12h30. “Todos os alunos podem solicitar. Os pedidos e as liberações começaram na segunda-feira e já foram atendidos mais de 400 alunos”, contou o prefeito que projetou ainda que este número “deve crescer bastante”.

Ouça a entrevista completa:

Durante as quatro semanas de férias, os alunos do Cmei também vão receber um kit com uma cesta de produtos. Isso não impede as crianças de almoçarem com os irmãos na rede municipal de ensino. Sobre a ampliação do serviço para mais pessoas, Dione explicou que estudos precisam ser feitos para que não haja desperdício de alimento. “A princípio, o que foi acertado são alunos da rede municipal e familiares que também apresentarem essa necessidade”.

Consequências da pandemia

A educação foi afetada pela pandemia da Covid-19, diante da interrupção das aulas presenciais para mitigar o contágio da doença. Assim, estudos recentes apontam para um retrocesso na aprendizagem dos alunos. Para correr atrás do prejuízo, o prefeito de Itumbiara detalhou as ações previstas para o ensino. “Estamos nos preparando para ter em 2023, quem sabe, todos os nossos alunos com escola em tempo integral, oferecendo todas as condições necessárias de infraestrutura, com salas com projetores e computadores, além da distribuição de tablets com chip para a educação”.

Leia mais:

Assista a entrevista completa: