A Rádio Sagres 730 chega aos seus 80 anos com uma trajetória que se mistura com a história da capital. Fundada em 1942, a orginalmente chamada de Rádio Clube de Goiânia, a Sagres AM foi idealizada pelo prefeito da época, Venerando de Freitas Borges.

Com tamanho legado histórico, toda essa cronologia se tornou um livro-reportagem. A publicação “A História da Rádio Clube de Goiânia – A Primeira Rádio de Goiás” foi lançada em 2009 e conta todo o percurso do veículo de comunicação desde a sua fundação.

Escrito pelas jornalistas Nayara Cristina e Michelle Dantas, o livro nos oferece um relato sobre a primeira rádio de Goiânia. À época, o pioneirismo em empreendimentos de mídia se misturava com aqueles que buscavam fundar uma nova capital.

Foto: Sistema Sagres.

Leia mais: Especial RCG: Conheça a história da primeira rádio de Goiás

Nayara explica que a ideia sempre foi transformar o trabalho, que seria para conclusão do curso de Jornalismo, em um livro-reportagem, mas que isso foi bem mais difícil do que ela esperava.

“Foram dois trabalhos: desenvolver a monografia para a conclusão da graduação, o processo e o trabalho prático de ir a campo, fazer o levantamento histórico em si e realizar as entrevistas”, conta.

Segundo a jornalista, foi nesse processo que ela e a colega de profissão conheceram as origens da empresa. “Descobrimos que a Rádio 730 tinha sido a Rádio Clube e que ela havia sido a primeira emissora de rádio de Goiás”, revelou a jornalista.

Com origem na educação e tradição firmada na cobertura política e esportiva, a Rádio Sagres 730 agora projeta os próximos anos, que serão norteados por pautas de relevância para a sustentabilidade do planeta, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e, sobretudo, educação.

“Esse novo momento é muito marcante na história da emissora, que vem para agregar outras mídias. Mesmo assim, a rádio permanece, agregando e ampliando sua atuação. É isso que desejo, que ela consiga sobreviver por mais 80 anos, contribuindo com temas como educação e cultura, que são muito importantes”, declarou Nayara Cristina.

Leia mais: Sagres celebra 79 anos da primeira transmissão de Rádio em Goiás