Que o brasileiro tem dificuldade na relação com o dinheiro, isto não é nenhuma novidade. No entanto, esta realidade tem mudado com a busca por informação e novos conhecimentos em controle de gastos, investimentos e no planejamento de uma aposentadoria ideal.
Leia Mais: O Turismo é uma tendência na retomada
Leia Mais: Saiba o impacto na economia brasileira do resultado das urnas americanas
Um estudo da Anbima, que buscou entender o perfil do investidor brasileiro e os lugares que ele escolhe aplicar, identificou que 90% dos brasileiros conhecem a poupança e outros 88% guardam dinheiro nela. Essa é a maior taxa identificada pelo estudo.
Confira a entrevista na íntegra a partir de 1h30
Para o comentarista de economia da Sagres, prof Luiz Carlos Ongarato, o alerta é muito maior para os jovens que não são orientados, estimulados ou não tem o interesse de planejar, organizar e pensar uma renda ideal para o período de aposentadoria.
“A gente erra em não pensar na previdência durante a juventude. Esta é a melhor fase de remuneração”, avalia.
Ao longo da vida, o ser humano vive três fases econômicas: A primeira fase durante a infância até a juventude onde há dependência dos responsáveis. A segunda é durante a fase adulta, com os maiores recebimentos e a última fase, a terceira, é o momento que são observadas as quedas de receitas e aumento de alguns gastos.
PLANEJAMENTO É SÓ PRA RICO?
Uma outra pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) apontou que o grupo de brasileiros que declarava não guardar dinheiro para o futuro subiu dez pontos porcentuais em apenas um ano, de 47% em 2017 para 56% em 2018.
“Não é uma questão de quantidade de renda. Tem a ver com seu planejamento orçamentário. Se eu tenho a possibilidade de planejar, de pensar os meus gastos, eu consigo fazer uma poupança”, argumentou.
Confira as 5 dicas para ser um bom poupador
- Busque ajuda especializada
- Mantenha o controle dos gastos mesmo após a retomada das atividades na pandemia
- Conheça seus gastos e de sua família
- Poupe periodicamente um valor factível dentro das suas remunerações
- Seja Disciplinado