O governador Marconi Perillo autorizou, na manhã de quarta-feira (9), a abertura de novo concurso público na área da Segurança Pública para contratação de 2 mil policiais militares. Somados aos 2,5 mil soldados do último concurso que tomarão posse a partir de final de agosto e início de setembro deste ano, o Estado terá um reforço de 4,5 mil PMs na corporação.

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) vai licitar agora a empresa que realizará o certame. Após assinatura do contrato, será elaborado o edital, que deve ser anunciado no mês de setembro deste ano.

Para o comandante da PM-GO, coronel Divino Alves, a decisão da administração pública estadual em realizar mais um concurso para a corporação “significa que o governo está com a atenção voltada para a Segurança Pública”. De acordo com o comandante, “o aporte de 4,5 mil novos homens na Polícia Militar vai permitir prestar um melhor serviço à população”.

Além desse concurso para provimento de vagas na PM, o governo, por meio da Segplan, realiza concursos para 280 cargos de agentes de Polícia Civil substituto, 220 cargos de escrivão de Polícia Civil substituto e 250 de soldado de 3ª classe do Corpo de Bombeiros Militar. Estão sendo selecionados, também, 36 delegados de Polícia Civil, 80 oficiais da Polícia Militar e outros 30 fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon).

Cronograma em dia

Entre os 3.500 aprovados na prova escrita do último concurso para a Segurança Pública estão 2,5 mil policiais militares (2.420 soldados e 80 oficiais). Passam agora pela fase de avaliação médica e de entrega de documentos sobre a vida pregressa, com prazo até 21 de junho. Em 23 de julho será realizado teste psicotécnico, com previsão do resultado final dia 17 de agosto.

Com informações do Goiás Agora