O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Goiás Esporte Clube, Edminho Pinheiro, revelou, em entrevista exclusiva à Sagres, que o clube deve contratar dez jogadores para a temporada 2022. De acordo com ele, que também é um dos responsáveis pelas contratações, o Goiás vai buscar um lateral, três zagueiros, dois volantes, um meia e três atacantes.

“Esse é o número que precisamos para o Brasileirão, para a Copa do Brasil. Depois algumas outras peças, que vamos ter que analisar Copa São Paulo, esperar o que vai acontecer, Campeonato Goiano, para ver quem a gente pega do nosso grupo para compor o elenco. Precisamos ter os nossos homens da base escolhidos, para quem sabe, no Campeonato Brasileiro Série A, destacarmos todo ano um”, explicou.

Apesar de ainda não ter anunciado atletas, Edminho também destacou que o Goiás já está em contato com alguns jogadores. “Antes de acabar o campeonato, o Goiás vem trabalhando incansavelmente na busca de atletas. Já estamos falando com alguns nomes, uns já fizemos a solicitação para seu clube de origem, outros que já encerraram seus contratos, já estamos conversando. Nós estamos com muita calma para não comer cru”, afirmou.

Leia também: Por unanimidade, Alef Manga é eleito pelos comentaristas da Sagres o melhor atacante do futebol goiano

Sistema defensivo

Para a lateral direita, Apodi e Diego já têm contrato com o Goiás para 2022, este, inclusive, teve o vínculo estendido, conforme Edminho. “Foi brilhante, um jogador que a gente chama do 3 e 1 antigo, aquele toca-fita, CD, quer dizer, é um cara fantástico, menino de ouro [Diego]”, elogiou.

No entanto, Edminho revelou que o Goiás deve buscar no mercado mais um jogador para a posição. “O Diego é um coringa, então a gente precisa de um outro para fazer companhia ao Apodi. Na lateral-esquerda, temos dois excelentes jogadores e se aparecer alguma coisa excepcional podemos trazer”, ressaltou.

No miolo de zaga, além dos três jogadores que o Goiás deve trazer, Edminho não descarta a possibilidade de permanência de Reynaldo. “Para mim, estaria na seleção da Série B. Perfeito, ele antecipa, é muito rápido e, como deixou uma porta muito aberta, e seu empresário entende que é uma oportunidade de buscar o exterior, ficamos acordados de tentar. Se porventura não encontrar, o bom filho a casa torna, mas não estamos parados esperando o Reynaldo decidir”, explicou.

Meio-campo

Já contando com a renovação de Fellipe Bastos, Edminho espera também que Caio Vinícius fique no Goiás. De acordo com ele, o atleta tem trabalhado sua situação junto ao clube que o pertence. “O empresário e ele estão vendo se vão conseguir encerrar seu trabalho com o Fluminense, ou se virá emprestado novamente. Mas, bem provavelmente que ele renovará conosco no mínimo por mais uma temporada”, afirmou.

Ofensivamente, Elvis é um meia que tem contrato e, conforme Edminho, o Goiás deve buscar outro para a posição. Entretanto, o vice-presidente do conselho reconheceu a dificuldade de encontrar um bom meia atualmente. “O Brasil inteiro sente falta desse homem, e tem clubes que está conseguindo buscar fora do país, no mercado sul-americano principalmente. Se encontrarmos alguém, e vamos procurar, de um nível, no mínimo igual ao Elvis, com certeza o Goiás não medirá esforços para trazer”, garantiu.

Ataque

O ataque foi outro que sofreu uma baixa maior, já que Alef Manga, Luan Dias, Dadá Belmonte e Bruno Mezenga, emprestado, deixaram o Goiás. Apesar disso, Edminho acredita no retorno de alguns jogadores para o Brasileirão. “É uma boa possibilidade do Luan voltar, o Dadá ainda precisa analisar sua questão. Mas, este talvez será o ponto mais crítico, porque teremos que trazer dois homens além dos dois, se voltar. E, queira ou não, também teremos que trazer um centroavante”, destacou.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.