O Educação desta segunda-feira (17) aborda a escola como um ambiente acolhedor para todos através da educação inclusiva. O programa Educação da Sagres TV vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 20 horas, no canal 26.1. Bem como no canal do Sistema Sagres no Youtube.

Na edição desta noite, a jornalista Laila Melo recebe a integrante do Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão, Maria Marta Lopes. A outra convidada é a professora Marília Soares de Oliveira, que faz parte do atendimento educacional especializado da Escola Municipal Ernestina Lina Marra, de Goiânia.

Nas ruas de Goiânia, Jéssica Dias ouviu a população para saber se as escolas estão preparadas para receber alunos com algum tipo de deficiência, mobilidade reduzida. Além disso, buscamos a opinião das pessoas sobre a oferta do atendimento para as suas necessidades educacionais especiais. No estúdio,  Maria Marta Lopes diz que toda criança tem direito à educação e esse direito é natural para as crianças com deficiência, sem espaço para discussão.

“As escolas de modo geral estão prontas para receber qualquer indivíduo da sociedade, a educação é um direito e, enquanto direito, esse direito precisa ser respeitado. Todas as pessoas precisam estar num espaço escolar”, afirma. 

Assista o programa

Maria responde a pergunta que foi feita à população, se as escolas estão preparadas para receber alunos que precisam de um atendimento educacional especial? 

“Nós temos uma sociedade que não é inclusiva. Então, como a gente tem uma sociedade que não é inclusiva, a gente sofre dentro da escola com a mesma exclusão que acontece  na sociedade”, explica.

O tema gera debate na sociedade porque a lei brasileira fala em educação especial. A modalidade ocorre na rede regular de ensino para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Mas Laila Melo explica que a opção do nome educação inclusiva no programa se dá pela consideração pejorativa de educação especial por parte da sociedade.

Bons exemplos

Além dessa discussão, acompanhe esta noite o depoimento de Ana Beatriz Santiago, estagiária do programa Educação, que tem baixa visão e conta como foi sua experiência como estudante e o que mudaria para os que ainda estão na escola. 

Veja ainda, o quadro “Educação que dá certo”, que como sempre é uma oportunidade de conhecermos ideias legais que estão mudando a realidade dos estudantes na rede pública de ensino do país.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Confira edições anteriores: